Bertrand.pt - A Voz dos Leitores na Imprensa

A Voz dos Leitores na Imprensa

Um estudo de caso sobre "Cartas ao Director" no jornal Público

de Maria Torres Silva 

Editor: Livros Horizonte
Edição ou reimpressão: março de 2007
Portes
Grátis
10%
13,02€
Poupe 1,30€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

O estudo, inédito no seu género em Portugal investiga o tipo de cartas, a definição do conceito, os critérios ou a discricionariedade usados na selecção, o seu entendimento pelo leitor - focando os aspectos que, a partir do exemplo paradigmático das "Cartas ao Director", possam constituir-se como elementos de reflexão e ferramentas críticas aplicáveis a outros espaços de diálogo e fóruns de imprensa abertos.

A qualidade e a independência deste trabalho não retiram o carácter de início de uma reflexão, que pode ser em certos momentos polémica, mas por certo útil. Desde muito cedo, os jornais compreenderam que ignorar os seus leitores tinha consequências negativas na sua imagem. É nesse sentido que emergem na imprensa espaços onde o público pode ter voz, como as cartas dos leitores.

Este espaço de reflexão pode constituir um espaço de um veículo de intervenção dos leitores, funcionando, ao mesmo tempo, como uma espécie de arena para a discussão pública. No entanto, verifica-se todo um conjunto de constrangimentos e de regras, definidas explicitamente (ou não) pelos próprios jornais, no que diz respeito à selecção das cartas aos leitores em termos de publicação.

O livro analisa a forma como a voz dos leitores na imprensa é construída através das secções das cartas e, paralelamente, observar até que ponto ela se constitui como um lugar de debate crítico-racional, tomando como estudo de caso o Público, um dos principais jornais portugueses. No contexto do estudo dos media e do jornalismo, onde as cartas dos leitores nunca tinham sido estudadas de forma sistemática, esta pesquisa é totalmente inédita em Portugal.

A Voz dos Leitores na Imprensa
Um estudo de caso sobre "Cartas ao Director" no jornal Público
de Maria Torres Silva 
ISBN: 9789722414937 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Livros Horizonte Idioma: Português Dimensões: 171 x 239 x 8 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 152 Tipo de Produto: Livro Coleção: Media e Jornalismo Classificação Temática: Ensino  >  Livros Universitários  >  Ciências Sociais  >  Comunicação e Jornalismo

Sugestões

O Jornalista em Construção
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,90€
Porto Editora
Saber Comunicar, Saber Dialogar
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,15€
Editorial Presença
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.