Bertrand.pt - A Televisão Paga

A Televisão Paga

Dinâmicas de mercado em Portugal e na Europa

de Luísa Coelho Ribeiro 

Editor: Media XXI
Edição ou reimpressão: setembro de 2007
18,17€
Esgotado ou não disponível

Qual o futuro que se adivinha para a televisão paga em Portugal? Quais os desafios colocados pelos avanços tecnológicos e nomeadamente, o impacto que terá a televisão digital terrestre cujo concurso para a atribuição de licenças está em preparação? Estas e outras questões são analisadas em livro que estuda o mercado português sob uma perspectiva internacional e inovadora.

A investigação de que este livro dá conta foi inicialmente elaborada no âmbito daquele mestrado da FEP e visa caracterizar a indústria de televisão paga e, nomeadamente, a indústria de cabo, como parte integrante do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e como uma "indústria com tecnologias de rede" com os traços distintivos daí decorrentes. É igualmente versado o processo de convergência das indústrias de audiovisuais e telecomunicações, suas causas e efeitos na estruturação do mercado e feita uma resenha da origem das actividades de televisão paga nos EUA e na Europa, sua evolução e sua situação actual. O mercado de cabo em Portugal é particularmente aqui abordado, desde a atribuição das primeiras licenças até à situação actual e examinada a evolução entretanto ocorrida.

Neste contexto, é caracterizada a procura e a oferta existentes (operadores - presença, performance, produtos e serviços e estratégias), as tecnologias que emergiram como principais concorrentes (actuais ou futuros) e a procura do mercado de televisão por subscrição (para este efeito foi efectuado um inquérito a uma amostra representativa da população nacional). É igualmente elaborado um resumo sobre a estrutura dos mercados de televisão paga de vários países integrantes da Comunidade Europeia a 15 e sobre a regulação do sector quer a nível nacional quer internacional.

A autora realiza uma análise quantitativa do nível de concentração observada no mercado de televisão paga em Portugal. Neste âmbito, são revistos vários estudos empíricos sobre as consequências da concentração ao nível da oferta - qualidade/diversidade e preço - e examinados estudos sobre as consequências do aparecimento de tecnologias alternativas ao cabo, da desagregação do lacete local e da concorrência das telecomunicações.

Finalmente, procurou-se identificar as grandes tendências e desafios associados ao modelo de negócio da indústria, quer para os detentores de plataformas de distribuição, quer para os canais de cabo e os produtores independentes de conteúdos.

A Televisão Paga
Dinâmicas de mercado em Portugal e na Europa
ISBN: 9789899519176 Ano de edição ou reimpressão: 09-2007 Editor: Media XXI Idioma: Português Dimensões: 150 x 230 x 20 mm Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Comunicação e Jornalismo

Sugestões

Ensaio sobre a Pirataria Digital
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Documenta
Correspondência em Português
20%
portes grátis
20% Cartão Leitor Bertrand
9,90€
Porto Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.