A Revolução Portuguesa
Estado e classes sociais na transição para a democracia
de Ronald H. Chilcote
Grátis
Sobre o livro
Centrando-se na experiência revolucionária portuguesa de 1974 e 1975, este livro pretende fornecer uma perspectiva histórica global do século XX, ocupando-se de quatro temas principais: o capitalismo e as formações estatais no Portugal do século XX; o esforço subsequente ao golpe de 25 de Abril de 1974 no sentido de concretizar uma transição para o socialismo; a luta de classes, as instituições tradicionais e os novos movimentos sociais e populares que emergiram durante o período revolucionário de 1974 e 1975; e finalmente a questão da hegemonia, antes, durante a revolução e até final do século XX.
Ao mesmo tempo, através do exame do caso português o autor procura também desenvolver uma análise teórica do papel do Estado e das suas relações com as classes sociais.
Boaventura de Sousa Santos
«Este livro combina trabalhos seminais em teoria das classes sociais com uma rica análise da história social e política portuguesa recente. Representa uma importante contribuição para a literatura existente sobre a única revolução social na Europa Ocidental pós-Segunda Guerra Mundial»
Nancy Bermeo, Universidade de Oxford