A Razão Tem Sempre Cliente
de Miguel Velhinho
Sobre o livro
Com prefácio de Edson Ataíde, o livro de estreia de Miguel Velhinho é uma caricatura de Portugal e dos Portugueses na boa tradição lusa de escárnio e maldizer. A Razão Tem Sempre Cliente é pois um retrato da alma lusa que reúne cerca de 150 crónicas que versam sobre os mais variados temas da actualidade: da Razão da Saudade, à Razão do Orgasmo, passando pela Razão da Improdutividade, pela Razão da Borla ou pela Razão do Fado, de Fátima e do Futebol. Enfim, razões de sobra para não perder este livro hilariante e acutilante.
Crescemos com a crença que viemos ao mundo por alguma razão especial e acreditamos em tudo aquilo que nos oferece o melhor conjunto de razões para explicar essa mesma existência. Entramos em conflito com todos aqueles que lá terão as suas razões para acreditar noutra coisa qualquer e, ao longo da vida, pertencemos a determinadas tribos alegando razões sentimentais.
Quando não sabemos explicar porquê, dizemos que tivemos as nossas razões e usamos e abusamos das chamadas razões pessoais para acabar de vez com qualquer explicação.
Por todas estas razões, não é de estranhar que o autor tenha decidido fazer um blogue sobre a razão e, ao fim de um ano e meio, tenha decidido publicá-lo neste livro onde expõe às vezes com alguma razão, outras sem razão nenhuma, as suas próprias razões para a razão de certas coisas.
Se acha que isto não é razão suficiente, leia o livro nem que seja para confirmar que a razão, afinal, estava toda do seu lado. É uma razão tão boa como outra qualquer.