Bertrand.pt - A Prática do Serviço Social

A Prática do Serviço Social

Cotidiano, formação e alternativas na área da saúde

de Ana Maria de Vasconcelos 

idioma: Português, Português do Brasil
Editor: Cortez
Edição ou reimpressão: janeiro de 2006
Portes
Grátis
10%
13,78€
Poupe 1,38€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Sujeito a confirmação no Editor
portes grátis

"Este é um livro, destinado a fazer pensar para melhor intervir. (...) Um livro para profissionais e docentes de Serviço Social que, sem desconhecer as concretas condições do seu exercício profissional e da formação por ele requerida, ainda estejam mobilizados para transformar a ambos, exercício e formação".
José Paulo Netto

Sumário

Apresentação
Introdução
Capítulo 1. Sociedade, Saúde e Serviço Social
1.1. Mais que uma mera descrição de fragmentos da realidade
1.2. Muito projeto, pouca saúde: a priorização da "saúde para todos"
1.3. Parâmetros do Serviço Social: o projeto profissional hegemônico
Capítulo 2. A escolha de Sofia. Conformação da prática profissional dos assistentes sociais na rede de saúde do município do Rio de Janeiro frente ao projeto hegemônico no Serviço Social
2.1. Determinantes da escolha: notas sobre o município do Rio de Janeiro e a saúde
2.2. A escolha: a lógica da prática dos assistentes sociais na rede de saúde do município do Rio de Janeiro
2.2.1. Organização da prática profissional
2.2.2. O plantão
2.2.3. Demandas, rotinas e atividades profissionais
2.2.3.1. Demandas por alta hospitalar, remoção e comunicação de óbito
2.2.3.2. Demandas implícitas e explícitas
2.2.3.3. Demandas dirigidas aos assistentes sociais
2.2.4. Rotina de trabalho
2.2.5. Participação nos Conselhos de Saúde
2.2.6. O trabalho nos Programas de Saúde
2.2.7. Procedimentos/instrumentos de trabalho
2.2.7.1. Entrevista
2.2.7.2. Reunião
2.2.8. Trabalho em equipe multiprofissional
2.2.9. Outras atividades realizadas pelos assistentes sociais
2.2.10. Documentação e sistematização do trabalho realizado
2.2.11. Planejamento do trabalho profissional
2.2.12. Objetivos, metas e expectativas profissionais
2.2.13. Autonomia profissional dos assistentes sociais
2.2.14. Supervisão de alunos e prática profissional
2.2.15. Referências de conhecimento
2.2.15.1. Constituição Federal
2.2.15.2. Concepção de Saúde
2.2.15.3. Política de Saúde
2.2.15.4. Viabilidade do SUS
2.2.15.5. Conjuntura Nacional
2.2.16. Caracterização e avaliação das ações profissionais na saúde
2.2.17. Papel do Serviço Social na sociedade brasileira e projeto profissional
2.2.18. Perspectivas para a prática profissional
Capítulo 3. Determinantes das escolhas: perfil socioeconômico, cultural e ético dos assistentes sociais da SMS/RJ
3.1. Perfil socioeconômico dos assistentes sociais
3.2. Os assistentes sociais e as referências teóricas
3.3. Os assistentes sociais e a Ética Profissional
Capítulo 4. Para além da escolha de Sofia: tendências atuais da prática profissional dos assistentes sociais na rede de saúde do município do Rio de Janeiro
4.1. Possibilidades e limites da prática profissional
4.2. Alternativas postas e não exploradas
4.3. Operacionalização das estratégias
Considerações finais
Referências bibliográficas

A Prática do Serviço Social
Cotidiano, formação e alternativas na área da saúde
ISBN: 9788524908941 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Cortez Idioma: Português, Português do Brasil Dimensões: 150 x 230 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 560 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Sociologia
Livros  >  Livros em Português  >  Medicina  >  Medicina Geral

Sugestões

Os Ricos
10%
portes grátis
16,90€ 15,21€
A Esfera dos Livros
A Morte da Competência
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Quetzal Editores
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.