A Noiva Cigana
de Carmen Mola
Grátis
Sobre o livro
Susana Macaya, filha de pai cigano mas educada fora da comunidade, desaparece depois da sua despedida de solteira. O corpo é encontrado dois dias depois na Quinta de Vista Alegre no bairro madrileno de Carabanchel. Poderia ser mais um homicídio, não fosse o facto de a vítima ter sido torturada na sequência de um ritual inusitado e atroz e de a sua irmã, Lara, ter sofrido o mesmo destino sete anos antes, também na véspera do casamento. O assassino de Lara cumpre pena desde então, pelo que há apenas duas possibilidades: ou alguém imitou os seus métodos para matar a irmã ou há um inocente encarcerado.
Investigar uma pessoa implica conhecê-la, descobrir os seus segredos e contradições, a sua história. No caso de Lara e Susana, a detective Elena Blanco deve olhar para a vida de alguns ciganos que renunciaram aos seus costumes para se integrarem na sociedade, e de outros que não lhes perdoam, e levantar cada véu para descobrir quem poderia vingar-se com tanta crueldade de ambas as noivas ciganas.
Jordi Llobregat, diretor do Festival Literário Valencia Negra
El País
Comentários
-
Muito bom
Carmen Mola é o pseudónimo de um trio de homens que chocaram a comunidade literária com a revelação da identidade da “autora”. Este thriller, escrito a três mãos, começa com um assassinato macabro e termina de uma forma ainda mais perversa, fazendo a ligação com o segundo livro. Com uma escrita acutilante, somos levados numa aventura em que seguimos a inspetora Elena Blanco e a sua equipa especial na resolução deste crime. Foi um livro que me viciou desde o início, e com uma estrutura bem desenvolvida, surpreende pela sua não linearidade e intricada narrativa. Tem algumas descrições bastante repulsivas, que não são próprias para quem não tem um estômago forte. Comecei o segundo livro logo de seguida, que é de tirar o fôlego…
-
A Noiva Cigana
Apesar de ser o meu primeiro contacto com a autora já fiquei fã! Para além da obra ter um ótimo enredo, os capítulos são curtíssimos o que dinamizou imenso a leitura. . A narrativa teve um bom ritmo, mas tenho de admitir, que só comecei mesmo a entrar mais na história perto das últimas 130 páginas. Contudo, acredito que o próximo volume seja melhor neste aspeto. . Achei muito interessante o facto do livro incluir várias culturas e religiões. Para além de ser algo enriquecedor foi algo que tornou a leitura fascinante. . Gostei das personagens e adorei a forma como a autora criou e explorou as suas relações. Ainda há muito a ser feito, mas é um caminho gradual que começou de forma intrigante e comprometedora. . Houve situações que ficaram no limite dos limites e que mais um passo em frente e teria atingido o limite do surreal e eu a-d-o-r-e-i isso. Parece que o leitor está num constante "yoyo" emocional! . Algo que aliado a isto ajudava eram as descrições dos detalhes mais macabros, mas tenho de dizer que saltei algumas linhas porque haviam passagens mesmo muito fortes e gráficas que não consegui ler. . Agora, vamos passar à parte em que eu delirei? Que final foi este???!??!???? Eu já tinha teorias formadas para tudo, mas a autora conseguiu criar um caminho completamente imprevisível e que me deixou chocada. Sobretudo, aquela última página. O que é que foi aquilo??? Desafio-vos a lerem e a tentarem chegar lá, é demasiado macabro! . Embora o final tenha sido algo de outro mundo, a verdade, é que estou triste. Triste porque quero imenso ler o segundo volume e ainda não foi traduzido! Penso que a sequela vai explorar mais a fundo algumas pontas soltas e reforçar alguns pontos.
A sensação que eu tive ao longo desta leitura, é que a autora estava a preparar-nos, a informar-nos, como um prenúncio do que aí vem. Apresentou a equipa de elite como “Gladiadores”, capazes de enfrentar um mal maior do que o descrito, neste primeiro livro, que foi de uma atrocidade feroz. Carmen Mola já conquistou o seu lugar no “Thriller Noir”. A Autora vai nos levar para o submundo, estejamos preparados ou não.
Recomendo este livro a todos os apreciadores de policial e thriller. Uma escrita que intercala a história de diferentes personagens, o que no início parece confuso e aleatório, mas pouco a pouco percebemos que faz todo o sentido e que a história não poderia ter sido desenvolvida de outra forma. Quando os fantasmas e traumas do passado, são o que constrói o futuro, o resultado, são personagens completamente fascinantes. Uma história com um ritmo alucinante, que não deixa antever o seu final, o que é excelente. Agora é aguardar ansiosamente pelos próximos livros.