A Morte Feliz
de Albert Camus
Grátis
Sobre o livro
Escrito quando o autor tinha vinte e poucos anos, mas apenas revelado após a sua morte, em 1971, o texto de A Morte Feliz é, em certa medida, a base a partir da qual se construiu a obra maior de Albert Camus, O Estrangeiro.
Esta é a história de Patrice Mersault, um operário franco-argelino, cujos passos acompanhamos até à casa da sua vítima e daí, em fuga, pelo exílio que impôs a si mesmo. O mar, o sol, as mulheres, a busca pela felicidade e a aceitação da morte constituem linhas-mestras neste texto que é um estudo sobre a luta do ser contra os grilhões da sua existência, mas também uma espantosa janela sobre a imaginação de um jovem autor, que se viria a revelar um dos maiores da literatura mundial do século xx.
Primeiro romance de Camus, por ele posto de parte e nunca publicado em vida. Tantas questões, confrontamentos pessoais... Já presente aqui todo o talento e pensamento deste grande Nobel. Um dos meus favoritos deste autor.
Mais uma vez, Camus mostra-nos a importância de discutir temas relacionados com a natureza humana e apesar de um pouco sombrio realça para todos os leitores que ter medo da morte é ter medo de viver.