A Invenção das Asas
de Sue Monk Kidd; Tradução: Fernanda Semedo
Sobre o livro
Hetty, uma escrava do início do século XIX, sonha com uma vida para lá das paredes sufocantes da opulenta mansão Grimké.
Sarah, a filha dos Grimké, desde cedo que quer fazer algo pelo mundo, mas é sufocada pelos limites rígidos impostos às mulheres.
Tudo tem início quando Sarah faz onze anos e lhe dão Hetty, um ano mais nova, para ser sua aia. Nas décadas seguintes, cada uma à sua maneira, as jovens lutam por liberdade e independência. Moldando o destino uma da outra, vivem uma intensa relação de amizade marcada pela culpa, rebeldia, separação, os caminhos ínvios do amor e também pelo nascimento do movimento abolicionista que mudará as suas vidas para sempre. Será que a religião, a sociedade e a família podem enfrentar os sonhos de duas jovens?
Inspirada pela figura histórica de Sarah Grimké, Sue Monk Kidd transcende o registo histórico para nos oferecer um testemunho deslumbrante e poderoso da luta das mulheres e dos escravos em nome da liberdade. A Invenção das Asas é um triunfo da arte de contar histórias, abordando um tema sensível e atual, de uma forma honesta e poética.
Oprah Winfrey
«Este romance destaca-se das restantes estreias literárias graças ao misto artístico de facto e ficção, como um memorial poderoso sobre aquilo que a História oficial ignora e negligencia sobre as pessoas que a mudaram.»
Los Angeles Times
«Uma história intensa sobre rebelião e heroísmo… a coragem notável e a esperança reencontrada em A Invenção das Asas lembra-nos que todos nós temos aquelas asas – e conta-nos muito mais sobre como as obtivemos.»
The Atlanta Journal-Constitution
«Um romance que educa sem impingir sobre a nossa história, sobre relações e sobre a vida.»
Huffington Post, Sara Nelson
«A alternação das perspetivas contrastantes de Sarah e Hetty, sobre os mundos estranhamente compartilhados entre si, permitem que Kidd crie um ritmo narrativo imparável à medida que explora os elos de ligação entre a cultura branca e negra de uma sociedade ainda dependente da escravatura… Kidd nunca nos deixa esquecer que a verdadeira libertação traz sempre perdas dolorosas… a linguagem do romance é tão viva como a história impactante que conta… ao humanizar estas mulheres formidáveis, A Invenção das Asas aprofunda a nossa compreensão e conhecimento sobre o que aconteceu na América – e o porquê de ainda ser tão importante.»
The Washington Post
«Conta uma história cáustica e ambiciosa sobre duas mulheres ligadas como ama e escrava… um livro brilhantemente escrito e muito belo sobre a resiliência inspiradora dos que foram escravos na América. É um memorial provocador sobre o porquê de as feridas da escravatura ainda cicatrizarem o país 250 anos depois.»
USA Today
«Se isto não for um clássico da literatura americana, não sei o que será… Este livro é o mais próximo da perfeição que alguma vez li.»
Dallas Morning News
Este é um livro fantástico com personagens complexas e fortes. Sarah é uma personagem corajosa, determinada e recusa-se a aceitar os princípios cruéis e patriarcais que lhe são impostos. Esta história tem um enredo cativante, emocionante e marcante.
Uma história, baseada na vida de uma mulher que ousou desafiar os preceitos e regras do seu tempo, ao bater-se pela abolição da escravatura e pelo papel das mulheres na sociedade. Sarah Grimké, existiu de verdade, e a sua história (adaptada) não pode ser dissociada da de Handful, aqui uma personagem de ficção, mas que poderia perfeitamente ter existido e que representa aqui todos os escravos que algum dia sonharam com a liberdade. Recomendo a todos os fãs de romance histórico! Se gosta de romances com temas fortes como a escravatura, recomendo a leitura de "A Última Fugitiva" de Tracy Chevalier e "A Estrada Subterrânea" de Colson Whitehead.