A Imperatriz e a Rosa
de Placídia Amaral
Grátis
Sobre o livro
Aelia Galla Placidia, Imperatriz de Roma no século IV da nossa era, foi uma das poucas mulheres que governou de facto o lado ocidental do mundo, durante os 12 anos da menoridade do seu filho, o Imperador Valentiniano III. Esta Senhora do Ocidente, como lhe chamou o monge Jerónimo, teve uma vida cheia e aventurosa, que repercutiu nos quatro cantos do mundo conhecido à sua época. Vestindo a pele da Imperatriz, a autora faz aqui o retrato duma vida intensa e cheia de desafios, que desempenhou um importante papel na política do Império Romano Ocidental, na fase crítica inicial do seu declínio.
No limiar dessa derrocada, com o início das invasões bárbaras, e nos primórdios da sedimentação dos poderes espirituais e temporais da igreja católica, esta Senhora viveu as suas ambições, os seus amores e as suas contradições. Como se fora por sua própria mão, se deixa aqui contar o que viveu, e preencher assim lacunas históricas que têm suscitado a curiosidade e a imaginação de numerosos historiadores e biógrafos.
Citando Stewart I. Oost, Professor de História Antiga da Universidade de Chicago, no seu Ensaio Biográfico sobre Galla Placidia Augusta, sabe-se que «muitos dos acontecimentos externos da vida de Galla Placidia Augusta são tão impressionantes e peculiares, que a nossa curiosidade é espicaçada, para além do que é habitual, a descobrir tudo o que possa ser conhecido sobre ela».