A Génese do Amor

de Ana Luísa Amaral 

Bertrand.pt - A Génese do Amor
Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda
Prémio Livro do Ano (Poesia) da Asociación de Librerías de Madrid
Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana
Prémio Vergílio Ferreira
Editor: Campo das Letras
Edição: maio de 2005
10,10€
Notifiquem-me quando disponível


Ana Luísa Amaral venceu, com esta obra, o Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes D'escritas 2007 - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica.
O galardão, no valor de 20.000 euros, foi atribuído a Ana Luísa Amaral por unanimidade de um júri constituído pelos escritores Ana Paula Tavares, Patrícia Reis, Luís Adriano Carlos, Pedro Eiras e Rosa Martelo.

Críticas de imprensa

"O mais recente livro de Ana Luísa Amaral [...] é uma tentativa de criar uma encenação poética que nos mostre que o amor nasce no tempo, mas nasce para ser intemporal, e que as palavras com que foi cantado permanecem vivas, embora o modo de as vivermos dia a dia se tenha alterado."
Eduardo Prado Coelho, Público

"Um muito sábio e muito belo livro de Ana Luísa Amaral. Que o sopro de Zéfiro nos embale ao lê-lo devagar, como queria Herberto Helder; que nos acompanhem estes versos assegurando a permanência do amor, contra tudo e contra todos."
Paula Morão, JL

Excertos

Foste, palavra minha,
o mantimento
que trouxe de jornada,
e alimentaste a génese de tudo
nas visões
mais amargas

Ainda que em silêncio,
diz-me agora
de como pode ser
contentamento
este fogo de luz:

cruel morada

Dá-me outra vez,
em papel brando,
o mundo:

Eu: queimando por versos
um segundo,
tu, por um som,
ardendo eternidade

Nota do autor

"...é um livro sobre o amor humano, nessa medida, ele é necessariamente também um livro sobre a efemeridade do amor humano. Há um soneto do Vinícius de Moraes, muito conhecido, que acaba com os versos "que não seja imortal, posto que é chama,/ mas que seja infinito enquanto dure". É justamente a possibilidade de conter o infinito no finito. É isso que diz a "Última Meditação de Camões", em que o poeta se auto-declara como aquele que queima por versos um segundo, ao passo que a palavra arde eternidade por um som. A única coisa que pode tornar o amor infinito é a palavra. Em termos humanos, em termos terrenos - e é na terra que nós vivemos -, o amor tem sempre essa dimensão de precariedade, e a própria ameaça está lá. Penso que a intensidade também tem a ver com isso. "
Ana Luísa Amaral em entrevista a O Primeiro de Janeiro

A Génese do Amor
ISBN:
9789726109372
Ano de edição:
05-2005
Editor:
Campo das Letras
Idioma:
Português
Dimensões:
137 x 207 x 15 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
64
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.