A Formação do Símbolo na Criança
de Jean Piaget
Sobre o livro
Um livro de central significação na obra psicológica de Jean Piaget: aqui, como em nenhum outro lugar, a comunicação infantil é estudada em paridade com as suas grandes realidades espontâneas; os dados da afirmação da personalidade infantil se liberam de todas as peias e caminham livremente em busca de satisfação e sentido. A imaginação é o reino próprio da infância - seu universo está povoado de uma liberdade que o adulto rotula para poder compreendê-lo, mas que, na verdade, tem um sentido biológico de equilíbrio vital. A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas - mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente: o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível.
CAPÍTULOS
A Gênese da Imitação
1) As Três Primeiras Fases: Ausência de Imitação. Imitação Esporádica e Inícios de Imitação Sistemática
2) As Fases IV e V: Imitação de Movimentos Não-Visíveis do Próprio Corpo e de Novos Modelos
3) A Sexta Fase: Princípios da Imitação Representativa e a Evolução Ulterior da Imitação - O Jogo
4) O Nascimento do Jogo
5) A Classificação dos Jogos e sua Evolução, a Partir do Aparecimento da Linguagem
6) A Explicação do Jogo
7) O Simbolismo Secundário do Jogo, o Sonho e o Simbolismo Inconsciente - A Representação Cognitiva
8) A Passagem dos Esquemas Sensório-Motores para os Esquemas Conceptuais
9) Das Categorias Práticas às Categorias Representativas
10) Conclusões. Os Estágios Gerais da Atividade Representativa