A Estratégia em Ação
Balanced Scorecard
de David P. Norton e Robert S. Kaplan
Sobre o livro
Mais do que um simples conjunto de indicadores, o Balanced Scorecard é um sistema gerencial capaz de canalizar as energias, habilidades e os conhecimentos específicos de indivíduos dos mais diversos sectores da organização em busca da realização de metas estratégicas de longo prazo.
Robert S. Kaplan e David P. Norton mostram como altos executivos de diversos sectores estão a utilizar o Balanced Scorecard para orientar o desempenho actual e focalizar o desempenho futuro. Eles ilustram a utilização de medidas em quatro categorias -- desempenho financeiro, conhecimento do cliente, processos internos, e aprendizado e crescimento -- para alinhar iniciativas individuais, organizacionais e interdepartamentais, e para identificar processos inteiramente novos destinados a atender os objectivos de clientes e accionistas.
Kaplan e Norton revelam também como o Balanced Scorecard pode tornar-se um sólido sistema de aprendizado, capaz de testar, obter feedback e actualizar a estratégia organizacional. Por fim, percorrem as etapas que executivos de qualquer empresa poderão utilizar para criar os seus próprios Balanced Scorecards, mudando a forma como medem e administram os seus negócios.
Conteúdo
A Mensuração e a Administração na Era da Informação
Por Que a Empresa Necessita de um Balanced Scorecard
PARTE UM - MENSURAÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Perspectiva Financeira
Perspectiva do Cliente
Perspectiva do Processo Interno de Negócios
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento
Integração das Medidas do Balanced Scorecard à Sua Estratégia
PARTE DOIS - GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Obtenção do Alinhamento Estratégico: De Cima para Baixo
Metas, Alocação de Recursos, Iniciativas e Orçamentos
Feedback e Processo Estratégico de Aprendizado
Implementação de um Programa de Gerenciamento do Balanced Scorecard
APÊNDICE - CRIAÇÃO DE UM BALANCED SCORECARD