A Emoção nas Organizações

de Carla Carvalho, Paulo Renato Lourenço e Carlos Peralta 

Bertrand.pt - A Emoção nas Organizações
Editor: Psicosoma
Edição: maio de 2012
Portes
Grátis
10%
21,89€
Poupe 2,19€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock online

As emoções e a sua regulação têm recebido crescente atenção, científica e divulgativa, pois existe evidência crescente de que influenciam o sucesso pessoal, grupal e organizacional. Este estatuto atribuído às emoções resultou, em grande parte, do reconhecimento da importância das manifestações afectivas nas organizações e, em particular, da emergência da Inteligência Emocional e do Trabalho Emocional como temáticas de relevo para as ciências da organização.

A inteligência emocional constitui a capacidade de perceber as emoções, de assimilar/integrar emoções e sentimentos, de compreender o conteúdo ou a informação dessas mesmas emoções e de saber geri-las, enquanto o trabalho emocional é definido como a regulação emocional necessária para a expressão de emoções esperadas do profissional e adequadas ao ambiente de trabalho e à transacção interpessoal específica. Embora existam bastantes livros focados na inteligência emocional, o trabalho emocional, a articulação entre inteligência emocional e trabalho emocional, bem como a regulação emocional em grupos constituem, por contraste, tópicos praticamente ausentes. Investigadores, gestores e todos quantos fazem das organizações e da acção de organizar o seu quotidiano têm revelado, contudo, um interesse crescente nestas temáticas.

É no contexto enunciado que surge a organização desta obra, com onze capítulos escritos por diversos investigadores numa linguagem rigorosa mas acessível ao leitor sem formação avançada em Comportamento Organizacional.

O primeiro capítulo apresenta uma integração de dois blocos de literatura que têm vindo a ser analisados independentemente mas que são complementares e interdependentes: inteligência emocional e trabalho emocional. O segundo texto aborda o papel da inteligência emocional no desenvolvimento dos líderes. Os quatro textos seguintes dizem respeito a resultados de investigação e a domínios de aplicação dos principais tópicos focados neste livro: o terceiro capítulo analisa a relação do trabalho emocional com a satisfação com o trabalho e com o stresse ocupacional em profissionais de mercados financeiros; o quarto texto descreve o papel de diferentes estratégias de regulação emocional na relação entre as regras organizacionais de expressão emocional e o burnout em profissionais de saúde; o quinto trabalho analisa a relação entre as respostas psicológicas positivas a stressores e o burnout, o comprometimento com o trabalho e o bem-estar em assistentes sociais; e, por fim, o sexto capítulo analisa a relação entre o conflito trabalho-família e a síndrome de burnout em professores universitários.

Os dois capítulos subsequentes referem-se à apresentação de duas escalas potencialmente úteis para uso em contexto de intervenção e de investigação: a primeira analisa em que medida um indivíduo tende a recorrer mais a um estilo de pensamento linear (assente na racionalidade) ou não linear (assente na intuição e em sentimentos), e a segunda avalia o bem-estar afectivo no trabalho em contexto de equipas de trabalho. Os três últimos capítulos focam-se no estudo das emoções em grupos e equipas: o capítulo nono avalia as relações entre a expressão e a supressão emocional e as diferentes fases da vida grupal; o capítulo décimo introduz a temática da inteligência emocional nas equipas e avalia em que medida ela oscila de acordo com a fase de desenvolvimento grupal; e o último capítulo descreve as relações entre as emoções e a emergência de conflitos em equipas.

A Emoção nas Organizações
de Carla Carvalho, Paulo Renato Lourenço e Carlos Peralta 
ISBN:
9789728994365
Ano de edição:
05-2012
Editor:
Psicosoma
Idioma:
Português
Dimensões:
147 x 239 x 12 mm
Encadernação:
Capa mole
Tipo de Produto:
Livro

Quem comprou também comprou

Pensar a Emoção
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,00€
Fim de Século Edições
Escala de Valores de O. Nunes
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
EDIUAL
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.