A Dimensão Fantástica na Obra de Eça de Queirós

de Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira 

Bertrand.pt - A Dimensão Fantástica na Obra de Eça de Queirós
Editor: Campo das Letras
Edição: abril de 2002
18,50€
Esgotado ou não disponível

Ao longo de uma vida literária de mais de três décadas, Eça de Queirós foi sempre um escritor fascinado pelo novo, buscando avidamente descobrir inéditos horizontes de sensibilidade e de expressão estéticas, surpreendentes procedimentos estilísticos e originais formas de comunicação com os leitores (o grande público leitor, "que é no fim de tudo quem faz a arte", como afirma Eça). Sob essa busca do novo, porém, há veios poetológicos que percorrem longitudinalmente a sua obra e que se configuram como constantes da sua personalidade literária, do seu olhar sobre o mundo, da sua estesia e da sua escrita. Um desses veios, porventura o mais relevante, consiste no fantástico - modo insólito e perturbante de representar o homem e a vida, que lacera, subverte ou denega, sob o signo do humor ou da ironia, o paradigma da realidade social e culturalmente aceite. Dos folhetins da Gazeta de Portugal às hagiografias, passando por O Mandarim e A Relíquia, a fantasia queirosiana constrói mundos possíveis anamorfóticos, grotescos, sublimes, espectrais, bárbaros e sinistros e reinventa visionariamente a semântica e a pragmática da língua portuguesa, produzindo esse "estilo povoado de metáforas" de que falava Batalha Reis.
O ensaio de Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira agora publicado é o primeiro estudo de conjunto da dimensão fantástica do mundo e do discurso ficcionais de Eça de Queirós e graças à coerência da sua fundamentação teórica e à subtileza, à inteligência e ao rigor da sua indagação hermenêutica, proporciona ao leitor um contributo valioso para o conhecimento de um universo imaginário que, mesmo sob o signo das poéticas realista e naturalista, acolhe fascinadamente esse espectro que, desde a segunda metade do século XVIII, assombra a literatura ocidental - o fantástico.

A Dimensão Fantástica na Obra de Eça de Queirós
de Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira 
ISBN:
9789726105817
Ano de edição:
04-2002
Editor:
Campo das Letras
Idioma:
Português
Dimensões:
160 x 240 x 40 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
488
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.