A Anomalia
de Hervé Le Tellier; Tradução: Tânia Ganho
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021
Em junho de 2021, um acontecimento muito estranho altera a vida de centenas de homens e mulheres, todos passageiros de um voo Paris-Nova Iorque. Entre eles: Blake, pai de família e assassino a soldo; Slimboy, popstar cansado de viver na mentira; Joanna, advogada de topo apanhada nos seus erros; ou Victor Miesel, ghostwriter transformado em autor de culto.
Todos acreditam ter uma vida secreta. Nenhum deles imagina a que ponto isso pode ser verdade. Algo de muito estranho está prestes a acontecer.
A Anomalia é, em simultâneo, page-turner, thriller e um romance literário que explora aquela parte de nós que… nos escapa.
Le Figaro
«Um romance-mundo, uma fantástica máquina literária que nos agarra e faz planar bem alto.»
Elle
«Inteligente e divertido.»
Charlie Hebdo
«Extraordinário e inventivo.»
France 2
«Vertiginoso. Genial!»
Europe 1
«Diabolicamente inteligente.»
L'Humanité
«Tão eficaz quanto um thriller ou uma série de televisão.»
Les Échos Week-end
«Tudo nos seduz neste romance magistral.»
La Croix
«A eficácia narrativa deste livro é tão boa como o seu lado literário. Prendemo-nos a todas as personagens e às suas histórias, do início ao fim.»
Le Monde
«Virtuoso. Uma proeza literária.»
Lire
«Um livro que parece caído do céu: é um regresso ao que chamamos o grande romance.»
L'Obs
«A Anomalia trata da realidade contemporânea. Manipulação, brutalidade, jogos de influências, serviços secretos, histórias de amor e vigilância tecnológica. O romance sobre a verdadeira anomalia do mundo atual - literalmente absurdo e desequilibrado.»
Le Point
Comentários
-
Brilhante
Este foi daqueles livros que, foi a capa, que aguçou a minha curiosidade. Uma capa simples mas, na minha modesta opinião, muito chamativa. Li depois a sinopse e, fiquei com a sensação, que seria um thriller, já que temos vários personagens, num voo de avião, e que se refere que têm uma vida secreta. Como não ficar curiosa? Acredito que, no início, alguns de nós, leitores, podemos ficar um pouco confusos, pois são-nos dados a conhecer vários personagens, que, de alguma forma, têm algo em comum. Mas, verdade seja dita, só no final da primeira parte é que percebemos o que está a acontecer e, deixem-me que vos diga que, para mim, foi um grande «Eh lá!» Não vou desvendar mais nada pois acho mesmo que o melhor é iniciarem a leitura, praticamente em branco e serem surpreendidos como eu fui! A história é um pouco «fora da caixa» e sai da minha zona de conforto mas, caramba, foi uma leitura tão viciante e eu só queria saber mais e mais, que foi tão difícil largar o livro. Além da história em si, a qualidade da escrita e da própria tradução (feita brilhantemente pela querida Tânia Ganho), é mesmo um livro, tal como está referido na contra-capa, um «page-turner eficaz»! Quanto ao género literário, encaixaria o livro dentro da ficção-científica, um género que leio pouco mas esta história conquistou-me mesmo. E, mesmo não tendo percebido bem o final, a verdade, é que nem isso me retirou o prazer que senti a ler este livro!
-
Surpreendente
Não é fácil definir este livro. É uma mistura de romance, ficção científica e até fantástico, a passar-se no mundo contemporâneo. De leitura compulsiva, foi dos melhores livros que li nos últimos anos, de tal modo que me "obrigou" a comentá-lo. Não só a história é bastante original possível, como se desenrola de modo magistral. Resistam a saltar páginas. Vai valer a pena.
E se um acontecimento bizarro alterasse a sua perpectiva sobre a a realidade? É o que acontece aos passageiros do voo paris-nova iorque. Numa narrativa rápida e turbulenta, o autor faz-nos questionar quem somos nós de verdade, que faríamos se vivessemos noutra realidade. Um livro que se arrasta de enigma em enigma, até ao final onde é colocada a última peça do puzzle e desvenda a verdade.
“A Anomalia” é uma mistura entre o romance e o mistério, apresentando um leque de personagens muito diversificado e prendendo-nos desde o início com a expectativa de desvendar o que é que todas elas têm em comum. Para além da história, a escrita de Hervé Le Tellier é também muito envolvente e prova da versatilidade do autor, que tão bem consegue descrever os contextos tão diversificados em que as personagens se inserem. Um bom livro para os que estejam à procura de algo para ler de uma assentada, que contém a dose certa de mistério, humor e reflexão sobre o mundo moderno.