50 Anos Academia de Música de Santa Cecília
de Rui Vieira Nery, Adérito Tavares e José Miguel Sardica
Sobre o livro
Era vontade expressa da Senhora Embaixatriz Vera Franco Nogueira, fundadora e Presidente desta Academia, que um livro sobre esta Instituição materializasse o anseio de todos aqueles que nele pudessem reviver o seu passado, ampliar o seu presente e talvez projectar o seu futuro.
Nasceu assim a presente publicação como uma das múltiplas realizações que assinalam o 50.º aniversário da Academia de Música de Santa Cecília.
Não se pretende traçar aqui a história exaustiva desta Escola.
Procura-se, sim, dar uma perspectiva da sua originalidade no tempo da sua fundação e da singularidade que sempre manteve desde o antes ao agora. A Academia foi e é uma escola de excelência no conhecimento abarcante que só um modelo plural e integrado pode desenvolver, mas é também uma escola de afectos que tanto valoriza o serviço aos outros como o desabrochar da personalidade própria na comunidade educativa em que nos integramos. E a música, como um fim em si mesmo de valor inquestionável ou como parte de uma formação mais sólida, dá a este propósito um contributo indelével, sobretudo num mundo em mudança, por vezes em sobressalto, a precisar da cultura e da arte como valores perenes para uma sociedade mais justa e humana.