25|35 Liberdade para Mudar
de Eduardo Franco Madeira
Grátis
Sobre o livro
Esta questão dos nossos atrasos, em relação aos melhores da Europa e do Mundo, está logo condensada no título genérico, 25/35. É, pois, de atrasos e de competição que tratamos.
Poderiam as mentes mal intencionadas da nossa opinião pública querer inferir que estaríamos no campo do relativismo; não é assim. A competição, seja ela desportiva, política, económica, jurídica, religiosa, ou social, é o que há de mais oposto ao relativismo. A competição hierarquiza; não iguala, nem desvaloriza. A competição requer absolutamente: liberdade, lei, ordem. E os atrasos medem-se cientificamente.
Trata-se, pois, ao longo destas páginas, de valores. E os valores são a coisa menos relativa que existe. E também se trata dos métodos e dos sistemas, ou seja, das técnicas sociais que poderão ajudar-nos a melhorar e a sermos mais competitivos. Para aquelas nossas deficiências estruturais, que tanto pesam no nosso deficiente desempenho, proponho soluções liberais: descentralizar, descentralizar, descentralizar.