1 Minuto e 36 Segundos
de Pilar Burillo Simões
comentar
Editor:
Cordel D' Prata
Edição:
agosto de 2020
15,00€
Esgotado ou não disponível
CONSULTAR STOCK » RESERVAR
Livrarias
Sobre o livro
Sinopse
Anualmente, mais de 2000 licenciados em Medicina preparam a prova de acesso à especialidade. 2019 foi o meu ano. Esta é a história de tudo o que acontece fora das 12h de estudo diário e do que aprendi durante a viagem. Spoiler alert: a maioria das lições não consta da bibliografia recomendada.
Comentários
Opinião dos leitores
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
1 Minuto e 36 Segundos
ISBN: 9789899003422
Ano de edição: 08-2020
Editor: Cordel D' Prata
Idioma:
Português
Dimensões: 140 x 217 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 110
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros
>
Livros em Português
>
Literatura
>
Crónicas
Uma obra muito interessante, onde a autora se dá a conhecer a si mesma e onde nos conta a jornada que é o curso de medicina. A escrita é simples, fluída, sarcástica por vezes e, sobretudo, sincera. Uma obra a não perder! ¿ Para uma opinião completa ler aqui: https://www.instagram.com/p/CFrQnDljKM-/?igshid=1h4pobdg84wi6
Gostei muito de ler "1 Minuto e 36 Segundos". É um livro que nos puxa para o dia-a-dia da autora, para a sua vida. Nesta publicação a autora aborda vários temas, dá-se a conhecer e mostra-nos o significado de "E somos sempre mais capazes do que aquilo que pensamos". Esperemos que esta seja a primeira de muitas publicações da autora Pilar Burillo Simões. Muitos parabéns!
Um ano de estudo reduz-se a 1 minuto e 36 segundos. Repetidos 150 vezes. Pedem-nos que automatizemos uma quantidade obtusa de conhecimento, para nos agraciarem, muitos meses depois, com uma "escolha" que determina o nosso futuro. Este minuto e 36 segundos humaniza essa caminhada. Dá-nos a conhecer a vida fora das horas de estudo a família, os amigos e os acontecimentos. A Pilar encontra-se espelhada nesta escrita enérgica, cheia de sonhos, e a combater desafios humanos. A linguagem médica traduz a cortina que nos tolda o ano de estudo e absorção pelo exame, como se tudo fosse vivido à luz disso. O ano dividido nas catorze especialidades, que retratam episódios de vida da autora, expressa o contraste entre a artificialidade e mecanização a que nos tentam subjugar e os gritos próprios da recusa em deixar de ser pessoa. Para todos os que vão passar pelo exame, este livro dá-nos esperança que o sucesso se meça não só pela nota, mas pelo quanto podemos crescer. E que brilhante exemplo temos disso! Aos familiares e amigos que conhecem o estudante sempre de nariz enfiado nos livros, leiam e lembrem-se que queremos ser muito mais do que futuros médicos.
Acredito que conhecer a Pilar pelos seus textos é uma boa forma de o fazer. Acredito na sua transparência e na qualidade da sua escrita. Não demorei muito a identificar-me com aquilo que ela escreve, tanto no seu blogue The Nutsbook, como no livro, assim como não demorei muito a agarrar no telemóvel para o encomendar de uma livraria. A Pilar escreve, neste livro, sobre saúde mental, sobre histórias hilariantes passadas entre viagens de comboio e madrugadas em tentativas de posição de lótus. Escreve sobre ansiedade e tudo aquilo que um estudante de Medicina poderá ter de enfrentar antes de ingressar para a sua formação especializada. 150 perguntas. 1 minuto e 36 segundos para cada uma delas. Uma maratona onde muitos de nós ficam (infelizmente) sem acesso a uma vaga. Mais do que isso, a Pilar abre o seu coração e começa por dissecar tudo aquilo que faz parte do seu batimento cardíaco. Não fosse Cardio o primeiro capítulo. “Ou paras ou param-te”: Conta-nos como é viver (e sobreviver) no meio das infindáveis horas de estudo para um só exame que, assim meio a brincar, pode definir o nosso futuro. O Mundo precisa de mais médicos e escritores como a Pilar: alguém que sabe o lugar anatómico do coração e que o coloca acima de qualquer medicina nas horas vagas. Obrigada, encheste-me o peito de ar.