“É Jazz Quando Me Chegam Lágrimas aos Olhos”
José Duarte (1938-2023)
de Helder Bruno de Jesus Redes Martins
Grátis
Sobre o livro
Música. Que mistério é este? Que poder exerce na vida de cada um e da sociedade? Qual o papel e a função da música no indivíduo? Poderá a música ser um vetor transformador no indivíduo e no seu percurso de vida?...
A partir da autonarrativa de José Duarte, o etnomusicólogo Hélder Bruno Martins (doutor pela Universidade de Aveiro) apresenta neste livro uma abordagem profunda, inovadora e transversal a várias áreas de conhecimento, com o objetivo de refletir e propor respostas para questões que nos continuam a fascinar. José Duarte (1938—2023) é um dos principais intervenientes no panorama do jazz e da cultura em Portugal. Da imprensa periódica à televisão, da rádio à internet, a sua atividade iniciou-se em 1958 e desenvolveu-se ao longo de mais de sessenta anos. Desta intensa atividade, abrangente e pioneira, ficou celebrizado o programa de rádio Cinco Minutos de Jazz.
Neste livro, José Duarte conta-nos a sua história de vida e explica-nos como o jazz se tornou para si, muito mais do que banda sonora, uma forma de ser, de estar e de ver o mundo. A partir da autonarrativa de José Duarte, o etnomusicólogo Hélder Bruno Martins apresenta neste livro uma abordagem profunda, inovadora e transversal a várias áreas de conhecimento, a partir da etnomusicologia do indivíduo.
Com prefácio da Prof.ª Doutora Susana Sardo (prof. catedrática da Universidade de Aveiro) e textos do diretor da RTP Antena 2, João Almeida, esta obra homenageia José Duarte, a etnomusicologia, a música e a vida.