Uma Semana Noutra Cidade - João César Monteiro
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
136
Editor:
& Etc.
ISBN:
9789728539085
Idioma:
Português
10%
€11,63
Ganhe €1,16
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

O realizador João César Monteiro já nos havia provado que é tão bom a escrever como a fazer filmes. Os seus livros anteriores, "Moriturum te salutem" e "A Bacia de John Wayne / As Bodas de Deus", também publicados com a chancela & etc, eram disso prova. Acrescente-se-lhes agora este "Uma Semana Noutra Cidade - Diário Parisiense". Pequenos textos do diário de uma estada em Paris  o "Diário Íntimo de João de Deus", personagem que o autor interpretou na trilogia "Recordações da Casa Amarela", "A Comédia de Deus" e "As Bodas de Deus"; algumas cartas (a Belisa); "Sade ao Deus Dará" (Nota de intenção do seu projecto "A Filosofia na Alcova"); e "Sade ao Deus-dará" ( reflexões e razões sobre o filme que, por enquanto, não pode fazer, que incluem um "Relatório Confidencial", enviado ao produtor Paulo Branco, uma carta a Max Schoendorf, encarregado dos cenários e guarda-roupa, uma "Carta de uma Desconhecida").

Escrita saborosa e irónica. Uma enorme cultura erudita, cheia de aforismos, à mistura com o quotidiano. «Escrevo-lhe de um país longínquo, não repleto de formigas, mas igualmente desinteressado em debater o mar.

«É bem verdade que, em boa hora, me preveniu que o filme do Sade nos iria arruinar. Incauto, leggero di testa, como poderia imaginar que a eliminação do factor ruinoso (o filme) pudesse provocar uma ruína maior, novaiorquina, em plena luz de Agosto? Também aqui se mata.

«A factura da portugal telecom, devidamente descriminada, deixou-me sem pinta de sangue. O espectro da fome rondou, com risadas escarninhas.» (de "Carta de Uma Desconhecida, p. 119)

Uma Semana Noutra Cidade de João César Monteiro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Uma Semana Noutra Cidade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Realizador português nascido a 2 de fevereiro de 1934, na Figueira da Foz. Aos quinze anos, fixou-se em Lisboa. Com o falecimento de seu pai, partiu para Paris, embora para regressar pouco tempo depois. Em 1961, trabalhou como assistente de produção de Perdigão Queiroga, no filme O Milionário. Em 1963, sendo bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, partiu para Londres para frequentar a London School of Film Technique. Em 1965, conheceu os realizadores Paulo Rocha e Fernando Lopes. Por essa altura, tentou concretizar o projeto Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço, o qual viria a ser terminado apenas em 1970. Em 1968, conheceu o produtor Ricardo Malheiro e fez a curta-metragem Sophia de Mello Breyner Andresen. Trabalhou em publicidade e foi crítico de cinema em publicações como Diário de Lisboa, O Tempo e o Modo e Cinéfilo. (...)

Bibliografia

Características

Uma Semana Noutra Cidade de João César Monteiro

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: & Etc.

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 180 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 136


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Memórias e Testemunhos


Uma Semana Noutra Cidade
 
" />

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Maria Lucília Teixeira Mendes 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal