Um Risco na Areia - Manuel Tiago
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
168
Editor:
Edições Avante
ISBN:
9789725502815
Idioma:
Português
10%
€9,50
Ganhe €0,95
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Este é o sexto livro de ficção de Manuel Tiago, pseudónimo literário de Álvaro Cunhal. É, ao mesmo tempo, um testemunho sociológico de grande qualidade, já que retrata, de um modo quase cinematográfico e de contenção verbal, a que o autor já nos habituara nos romances anteriores, a vida num centro de trabalho do PCP, numa zona popular da cidade de Lisboa, como talvez só Cunhal pudesse fazê-lo, culminando com o movimento de defesa das conquistas da revolução de Abril, numa altura em que estas eram ameaçadas pela chamada maioria silenciosa encabeçada pelo general Spínola, a 28 de Setembro de 1974. A fraternidade revolucionária, a defesa dos ideais, a camaradagem, as virtudes e os defeitos de um grupo de pessoas em acção, unidas por uma causa comum. Ao mesmo tempo que evolui uma história familiar de afastamento e aproximação de um militante e da sua filha, que desembocará num belíssimo final na praia do Guincho.

«O autor de "Até Amanhã Camaradas (...) quis decerto com este novo livro, tão rente à realidade e tão acertado psicológica e sociologicamente, "mostrar" os militantes comunistas como seres plenamente de carne e osso, homens e mulheres, anjos e demónios ou demónios-anjos. (...) É, de facto, um grupo em acção, onde se insere a história poética, essa com poços de luz, do pai e da filha. «(...) Como será lido "Um Risco na Areia"? Com a parcialidade de quem vê imediatamente, e só, em Manuel Tiago - Álvaro Cunhal um líder político? Ou com a vontade de conhecimento e a expectativa de quem pretende fruir uma obra literária? Através desta obra esses últimos poderão deparar-se com uma conseguida recriação dos homens e de uma pequena parcela do seu mundo. E naturalmente com um universo pessoal em que a força e a vontade são temperadas pela generosidade e pelo amor da beleza.»

Urbano Tavares Rodrigues, JL, 6/9/2000

Um Risco na Areia de Manuel Tiago

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Um Risco na Areia
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Pseudónimo literário de Álvaro Cunhal, que com ele assinou obras de ficção, designadamente Até Amanhã, Camaradas (1975), Cinco Dias, Cinco Noites (1975) e A Estrela de Seis Pontas (1994, adaptado para cinema por José Fonseca e Costa). A verdadeira identidade de Manuel Tiago só foi confirmada aquando da publicação deste último romance. Durante anos, muito se especulou acerca da autoria das (...)

Bibliografia

2011
Modo de Ler
2004
Edições Avante
2002
Edições Avante
2000
Edições Avante
1998
Editorial Avante
1998
Editorial Avante
1998
Editorial Avante

Características

Um Risco na Areia de Manuel Tiago

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Edições Avante

Idioma: Português

Dimensões: 141 x 209 x 7 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 168


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Um Risco na Areia
 

Do mesmo autor

Manuel Tiago 
Manuel Tiago 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal