Tomie Otahke (eBook) - Miguel de Almeida
Com Imagens, Glossário E Biografia
Formato do ficheiro:
E-pub
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
112
Editor:
Lazuli
ISBN:
9788578651374
Idioma:
Português do Brasil
Disponibilidade Imediata
 

sobre o produto

O trabalho de Tomie Ohtake (1913-2015) é um dos grandes exemplos de modernidade inovadora dentro da arte brasileira. Japonesa de nascimento, ela chega ao Brasil no momento em que os petardos da turma de 1922, se por um lado, são absorvidos pela dinâmica da sociedade cultural, por outro, sofrem intenso bombardeio de forças internas ao próprio movimento. Em 1917, a pintora Anita Malfatti tem sua exposição de inspiração modernista desmontada por Monteiro Lobato. Numa crítica hoje célebre, o escritor se mostrava horrorizado com as inovações propostas por aquela estética inovadora. Alguns estudiosos contemporâneos, no entanto, observam que Lobato vocalizava uma reação da sociedade tradicional à miscigenação então em andamento. Em particular, contra o registro do que se escondia atrás da tela O homem amarelo (um japonês amorenado em terras brasileiras). Lembremos que a própria Anita era filha de imigrantes italianos aportados em São Paulo.Naquele período, a elite procurava construir uma visão sobre si de acordo com a realidade, mas com um projeto ideológico, que perpetuasse o status quo – anacronismo que ocorrerá também noutros países sul-americanos, principalmente Argentina. As ruas diziam outra coisa – identificavam não um cenário europeu, como registrado em obras como as de Eliseu Visconti e Antonio Parreiras, mas um caldeirão onde ferviam diferentes etnias, muitas delas orientais. Pois Tomie Ohtake de certa forma é anunciada, como metáfora, por Anita Malfatti, em "O homem amarelo", ao mostrar em processo não apenas miscigenação, mas integração cultural, entre uma cultura bruta, ainda disforme, em mutação, e uma civilização milenar.
Tomie Otahke (eBook) de Miguel de Almeida

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Tomie Otahke
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Miguel de Almeida é um jovem designer natural do Porto que se estabeleceu em Londres, onde completou um mestrado em Comunicação e Design com a tese escrita "O mito da fotografia de culinária em publicações do Norte da Europa". A paixão pela culinária, incutida pela família, pela cultura portuguesa e mais tarde pela variedade de povos e mesas da capital inglesa, desenvolveu-se quando completou um diploma culinário na Leith’s School of Cookery & Wine. Pratos do Mundo. Receitas de um português em Londres é o seu primeiro (...)
Receitas de um português em Londres

Bibliografia

2009
Livraria Civilização Editora

Características

Tomie Otahke (eBook) de Miguel de Almeida

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Lazuli

Formato do ficheiro: E-pub

Tamanho do ficheiro: 9.00 mb

Idioma: Português do Brasil

Suporte: Produto Download

Páginas: 112


Tipo de Produto: eBook

Classificação Temática:

eBooks em Português
Arte > História da Arte


Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Sérgio Cabral 
Sérgio Cabral 
Uma Biografia
Sérgio Cabral 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal