Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios - Umberto Eco
Edição/reimpressão:
1989
Páginas:
424
Editor:
Difel
ISBN:
9789722900058
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€20,70
Ganhe €2,07
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Mais interessante é o caso em que sabemos ter à nossa frente um espelho deformante, como sucede nos parques de diversões. A nossa atitude torna-se então dúplice: por um lado divertimo-nos, ou seja, gozamos as características alucinatórias do canal.
Decidimos então aceitar (ludicamente) ter três olhos, ou uma grande pança, ou as pernas curtíssimas, tal como se aceita uma fábula. Na realidade, colocamo-nos numa espécie de férias pragmáticas: aceitamos que os espelhos, que por regra devem dizer a verdade, não a digam. Mas a nossa suspensão da incredulidade não se refere tanto à imagem, quanto à virtude da prótese deformante.
O jogo é complexo: por um lado comporto-me como se me encontrasse diante de um espelho plano, que diz a verdade e acho que ele me reenvia uma imagem "irreal" (daquilo que eu não sou). Se tomo a imagem por boa, ajudo por assim dizer o espelho a mentir. O prazer que experimento neste jogo não é da ordem estritamente semiósica, é de ordem estética.
Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios de Umberto Eco
Críticas de imprensa
«Este é mais um livro de recolha de escritos de variado efeito e precedência: "ensaios de estética, interpretações de fenómenos de cultura popular, leituras críticas de textos, escritos filosóficos e semióticos", que oscilam entre o rigor académico e a desenvoltura de uma imediatez jornalística, entre o riso e o sério e sem complexos de se afeiçoar a ambos.»
O Jornal

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor e homem de letras italiano, Umberto Eco nasceu a 5 de Janeiro de 1932 em Alessandria (Piemonte) e morreu a 19 de fevereiro de 2016. Pouco se sabe sobre as suas origens e a sua infância, salvo que revelou extrema precocidade ao doutorar-se pela Universidade de Turim com apenas vinte e dois anos de idade, em 1954, apresentando para o efeito uma tese consagrada ao pensamento filosófico de São Tomás de Aquino "O Problema Estético em S. Tomás de Aquino".
Entre 1954 e 1959 desempenhou as funções de editor cultural na famosa cadeia de televisão estatal italiana RAI, leccionando também nessa altura nas universidades de Turim, Milão e Florença e no Instituto Politécnico de Milão. Com apenas trinta e nove anos de idade foi nomeado professor catedrático de Semiótica pela Universidade de Bolonha, a mais conceituada do seu país.
Começou a escrever nos finais da (...)

Características

Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios de Umberto Eco

Ano de edição ou reimpressão: 1989

Editor: Difel

Idioma: Português

Dimensões: 149 x 215 x 39 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 424

Coleção: Documento


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Sobre Os Espelhos e Outros Ensaios
 
O Jornal Mais interessante é o caso em que sabemos ter à nossa frente um espelho deformante, como sucede nos parques de diversões. A nossa atitude torna-se ..." />

Do mesmo autor

Umberto Eco 
Conversas conduzidas poe Jean-Philippe de Tonnac
Umberto Eco 

Veja outros titulos do tema

Umberto Eco 
Vinte Lições do Século XX
Timothy Snyder 
Stefan Zweig 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal