Segurança Social - Francisco Louçã
Edição/reimpressão:
2016
Páginas:
248
Editor:
Bertrand Editora
ISBN:
9789722532440
10%
€16,60
Ganhe €1,66
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Este livro nasceu de trabalhos de um conjunto de autores para os quais o conceito de Estado Social corresponde a uma forte política redistributiva que defina regras de proteção do rendimento pessoal dos trabalhadores e das suas condições de vida. A redistribuição é aqui entendida como a conjugação de pelo menos quatro políticas essenciais (pensões mas também formas de proteção social com o apoio ao rendimento no desemprego e na doença; serviço nacional de saúde; educação pública; e habitação), mas é a primeira que é discutida. Conhecendo as dificuldades e resistências ao desenvolvimento dessas regras sociais, o livro apresenta perguntas e sugere respostas sobre a Segurança Social. Muitas destas questões são as mais correntes, muitas delas as mais difíceis. E, mesmo quando os autores discutem respostas diferentes, partem de uma preocupação comum: os sistemas de proteção social são formas essenciais da democracia. Procura-se, por isso, responder com cuidado, com informação estatística, com os documentos de referência e com grande inquietação. O futuro da Segurança Social tornou-se um dos temas mais importantes das pressões internacionais sobre o Estado português e um dos debates nacionais mais intensos. Responde-se a esse debate com este livro. Contra as ideias feitas, estudamos os dados concretos; contra as ideias simples, apresentamos soluções detalhadas; e contra as soluções destruidoras, o livro mostra que se pode construir um sistema sólido de segurança social, que garanta o futuro do contrato inter-geracional que é o pilar da democracia.

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Segurança Social
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Francisco Louçã

Francisco Louçã (1956), economista, é professor catedrático no ISEG, Universidade de Lisboa, e investiga temas de macroeconomia, finanças e história das ideias económicas. Foi deputado (1999-2013) e é membro do Conselho de Estado. As suas publicações mais recentes são, em coautoria, Isto é um Assalto, com Mariana Mortágua (2013), Os Burgueses, com João Teixeira Lopes e Jorge Costa (2014), A Solução Novo Escudo, com João Ferreira do Amaral (...)

Bibliografia

2017
Bertrand Editora
2016
Bertrand Editora
2015
Edições Afrontamento
2014
Lua de Papel
2014
Bertrand Editora
2014
Bertrand Editora
2013
Bertrand Editora

João Ramos de Almeida

Economista, membro do Observatório sobre Crises e Alternativas/CES). Jornalista desde 1986, autor do Livro "Eleições Viciadas?", editado pelas Publicações Dom Quixote (...)

Bibliografia

2016
Bertrand Editora
2007
Dom Quixote

José Luís Albuquerque

José Luís Albuquerque é economista e investigador sobre Segurança (...)

Bibliografia

2016
Bertrand Editora

Vítor Junqueira

Vítor Junqueira, economista, investigador em políticas de proteção social e de rendimentos, co-autor de "Desigualdade Económica em Portugal" (Fundação Francisco Manuel dos Santos, (...)

Bibliografia

2016
Bertrand Editora

Características

Ano de edição ou reimpressão: 2016

Editor: Bertrand Editora

Dimensões: 148 x 233 x 19 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 248


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política em Geral


Segurança Social
 

Do mesmo autor

Francisco Louçã 
Chris Freeman 
O que Fazer no Dia Seguinte à Saída de Portugal do Euro
João Ferreira do Amaral 

Veja outros titulos do tema

e outros dias
Aníbal Cavaco Silva 
O Presidente
José Pedro Castanheira 
Francisco Louçã 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal