Roteiro Sentimental: Douro - Manuel Mendes
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
176
Editor:
Edições Afrontamento
ISBN:
9789723606119
Idioma:
Português
10%
€13,00
Ganhe €1,3
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Estas crónicas são as histórias e as impressões que o autor recolheu, em contato com a gente humilde da Região - rurais, pescadores, barqueiros (os que atravessam o rio de um lado para o outro), marinheiros (os que traziam o vinho do Alto Douro até à Foz), profissionais de vários ofícios, alguns hoje em vias de se perder, contadores populares de histórias, memórias esparsas da Região... Escritas entre 1961 e 1963, estas crónicas de viagem constituem o testemunho de uma época em que o Douro mantinha ainda uma imagem fortemente marcada pela tradicionalidade, bem próxima da que nos deixaram os registos fotográficos da Casa Alvão ou da Foto Beleza para os anos trinta e quarente, ou mesmo de Emílio Biel para o início do século XX, mas em que já se entrevêem processos que viriam mudar, indelevelmente, nessa década e nas seguintes, a paisagem física e humana da região. Nessa perspectiva pode considerar-se um testemunho histórico.
da apresentação, Gaspar Martins Pereira - «Manuel Mendes foi um excelente escritor, hoje bastante esquecido, infelizmente. Foi uma personalidade fascinante, de uma imensa riqueza humana, político e conspirador intemerato contra a ditadura, amador de artes plásticas, escultor nas horas vagas, extraordinário contador de histórias divertidas, de humor simultaneamente enternecido e sarcástico, que passou a vida, desde rapaz, condenado a um completo ostracismo político, embora cercado de amigos e admiradores.
do prefácio, Mário Soares.
Roteiro Sentimental: Douro de Manuel Mendes
Excerto
"Manuel Mendes foi um excelente escritor, hoje bastante esquecido, infelizmente. Foi uma personalidade fascinante, de uma imensa riqueza humana, político e conspirador intemerato contra a ditadura, amador de artes plásticas, escultor nas horas vagas, extraordinário contador de histórias divertidas, de humor simultaneamente enternecido e sarcástico, que passou a vida, desde rapaz, condenado a um com-pleto ostracismo político, embora cercado de amigos e admiradores. (…) Por isso a reedição do seu livro sobre o Douro tem tanto significado: representa uma homenagem de reconhecimento a alguém que amou este rio e as suas margens desinteressadamente. E sobre ele escreveu páginas inesquecíveis, deixando-nos um livro precioso de informações e referências, humaníssimo, e que traduz uma visão integrada da Região Duriense, tão bela e singular no todo português."
Mário Soares
(do Prefácio)

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Roteiro Sentimental: Douro
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor, artista plástico e resistente antifascista, nasceu em Lisboa a 18 de Janeiro de 1906, cidade onde também faleceu, em 4 de Maio de 1969. Manuel Mendes fez largas incursões nas artes plásticas, mas destacou-se sobretudo pela sua atividade literária, colaborando em numerosos jornais e revistas, como a Seara Nova, a Revista de Portugal, a Vértice, e os jornais O Século, Primeiro de Janeiro, A Capital e República. Como escultor, Manuel Mendes participou no Salão dos Independentes e nos dois salões de 1946 e 1947 da Exposição Geral das Artes Plásticas, organizada pela Sociedade Nacional de Belas Artes. A sua casa foi sempre ponto de encontro de muitos dos seus amigos e companheiros, sendo instituída em 1977 a Casa-Museu Manuel (...)

Bibliografia

2017
Edições Afrontamento
2005
Edições Afrontamento
1995
Edições Afrontamento
1993
INQUERITO

Características

Roteiro Sentimental: Douro de Manuel Mendes

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Edições Afrontamento

Idioma: Português

Dimensões: 168 x 234 x 16 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 176


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Crónicas
Literatura > Memórias e Testemunhos


Roteiro Sentimental: Douro
 

Do mesmo autor

Alfredo Durão de Matos Ferreira
Manuel Mendes 
Manuel Mendes 

Veja outros titulos do tema

José Eduardo Agualusa 
Urbano Tavares Rodrigues 
João Oliveira Duarte 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal