Resistências Culturais e Políticas nos Primórdios do Salazarismo - Alberto Vilaça
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
368
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726106203
Idioma:
Português
10%
€19,08
Ganhe €1,91
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

O que pode considerar-se como primórdios do salazarismo não é um mero período de tempo, nem constitui apenas a primeira fase do novo regime saído do golpe militar de 28 de Maio de 1926. Não excluindo sequer a época anterior ao efectivo advento de Salazar ao poder, prolonga-se também algo após esta autoproclamação do "Estado Novo", culminando na consolidação do seu carácter repressivo e fascista, já depois de, como por ironia, cessar o nome oficial de… Ditadura. E são igualmente anos que traduzem um ciclo político-ideológico complexo e multifacetado no próprio campo oposicionista. Desde o republicanismo liberal e reviralhista, passando por vários tipos de concepções elitistas, maçónicas, social-reformistas e anarquistas até ao seu recuo generalizado, ao republicanismo radical e ao ascenso do marxismo e do PCP, bem como a novas estratégias de intervenção cultural e de acções de massas populares, mormente a da unidade antifascista e antibelicista. Reúnem-se aqui vários estudos autónomos e muitos documentos inéditos acerca de algumas realizações concretas dessa época em que se forjou uma nova cultura política, mas todas integráveis naquela perspectiva.
Resistências Culturais e Políticas nos Primórdios do Salazarismo de Alberto Vilaça

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Resistências Culturais e Políticas nos Primórdios do Salazarismo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Nasceu em 1929, em Coimbra, onde exerceu a profissão de advogado. Pertenceu ao Conselho Cultural e à Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, respectivamente em 1949-50 e 1950-51. Foi presidente da Assembleia Geral do Ateneu de Coimbra (1952-55 e 1967-71). Desenvolveu sempre intensa actividade antifascista, tendo designadamente pertencido às comissões centrais do MUD Juvenil e do MND e à Comissão Nacional do III Congresso da Oposição Democrática. Foi preso seis vezes pela PIDE, somando ao todo quatro anos e meio de prisão. Após o 25 de Abril, presidiu à Junta Distrital de Coimbra (1974-75) e fez parte da Assembleia Municipal desta cidade (1978-79 e 1983-89). Tendo aderido ao PCP em 1949, é actualmente um dos elementos da respectiva direcção da Organização Regional de Coimbra, bem como da direcção local do Sector Intelectual. Pertence a várias (...)

Características

Resistências Culturais e Políticas nos Primórdios do Salazarismo de Alberto Vilaça

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 30 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 368


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História de Portugal


Resistências Culturais e Políticas nos Primórdios do Salazarismo
 

Do mesmo autor

Alberto Vilaça 
Alberto Vilaça 
Alberto Vilaça 

Veja outros titulos do tema

A Reforma Agrária em Portugal 1974-1976
António Barreto 
Nuno Severiano Teixeira 
Ricardo Raimundo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal