Reler Eça de Queiroz - João Medina
Das farpas aos maias
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
144
Editor:
Livros Horizonte
ISBN:
9789722411172
Coleção:
Idioma:
Português
20%
€10,57
Ganhe €2,11
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Esta obra é constituída por cinco ensaios que estudam, numa perspectiva diferente e inovadora, a obra do grande escritor, desde a "campanha alegre" das Farpas (1871-72) até Os Maias (1888).
A abrir, um estudo sobre o "riso que peleja" do alistado escritor e crítico que é o Eça moço, com os seus 25/26 anos. A partir dos textos primitivos das Farpas de Eça, procura-se mostrar, como nunca se tinha feito até agora, o que é que estes textos combativos trazem de novidade como agudíssima crítica de ideias e implacável crítica social para com o país que, mais tarde em romances, Queiroz continuaria a satirizar, de modo a entender-se que é nas páginas das Farpas que realmente começa o romancista.
Três destes romances são em seguida examinados: O Primo Basílio (1878), A Relíquia (1887) e Os Maias. Dois ensaios perspectivam o primeiro a partir do confronto dramático e, por fim, fatal, de duas mulheres, a jovem e bela Luísa, burguesa fútil e ociosa, e a feia e azeda criada Juliana.
Segue-se um estudo sobre A Relíquia, sátira ao farisaísmo católico lusitano, obra divertida mas cruel que teve um acolhimento furibundo por parte do "establishment" português, impiedosamente retratado.
O livro conclui com a comparação entre duas obras fundamentais das literaturas ibéricas, Os Maias e Fortunata y Jacinta de Perz Galdós, duas grandes máquinas romanescas com uma profunda articulação com a História de Portugal e de Espanha, obras publicadas quase ao mesmo tempo, e em muitos aspectos com propósitos críticos semelhantes, embora em quase tudo distintas. Este cotejo ajuda-nos a compreender melhor o significado profundo da nossa obra prima do romance que é Os Maias. Depois de Eça de Queiroz e o Seu Tempo (1972), de Eça Político (19749 e de Eça de Queiroz e a Geração de 70 (1980), João Medina apresenta-nos aqui uma densa e inovadora análise do nosso maior romancista do século XIX, obra que decerto renova os estudos queirozianos em Portugal.

Reler Eça de Queiroz de João Medina

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Reler Eça de Queiroz
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


O autor, João Medina, é Professor catedrático de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; nasceu em Moçambique em 1939; licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa; doutorou-se em em Sociologia na Universidade de Estrasburgo, tendo ensinado na Universidade de Aix-en-Provence (França). Em Portugal foi Director-Geral no Ministério da Comunicação Social (1975-1977); desde 1988 é professor catedrático de História na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ensinou ainda nas universidades de Colónia (Alemanha), Pisa (Itália), São Paulo (Brasil) e nos Estados Unidos. Tendo realizado um vasto percurso como conferencista, colaborador e cronista em vários países em todo o (...)
Um mês no Luberon (extractos de um diário provençal) e «A Orelha de Van Gogh (cena dramática)
de: João Medina 

Bibliografia

2013
Edições Colibri
2012
Opera Omnia
2012
Edições Humus
2009
Centro de História
2008
Edições Colibri
2007
Livros Horizonte
2007
Livros Horizonte

Características

Reler Eça de Queiroz de João Medina

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Livros Horizonte

Idioma: Português

Dimensões: 154 x 232 x 5 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 144

Coleção: Intervenções


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Ensaios


Reler Eça de Queiroz
 

Do mesmo autor

Um mês no Luberon (extractos de um diário provençal) e «A Orelha de Van Gogh (cena dramática)
João Medina 
João Medina 
João Medina 

Veja outros titulos do tema

Slavoj Žižek 
João Filipe Queiró 
António M. Feijó 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal