Rating Social - José Eduardo Carvalho
Análise do valor económico-laboral nas organizações empresariais
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
276
Editor:
Universidade Lusíada Editora
ISBN:
9789728397050
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€15,61
Ganhe €1,56
Sujeito a confirmação no Editor
 

Sinopse

A problemática do emprego/desemprego tem actualmente um tal grau de complexidade que, certamente, nunca chegará o dia em que todos os estudos e análises estejam concluídos e, tão pouco, todas as condições reunidas, para solucionar integralmente o problema.
As exigências de novos tipos de capacidades e de competências-chave, ou nucleares, do factor humano postula uma mudança de paradigma na forma de organizar o trabalho e dirigir as pessoas. A combinação de tecnologias modernas com antigos modos de gestão do factor humano é a forma de organização mais prejudicial em termos de produtividade e rentabilidade e, consequentemente, de competitividade.
Mas, porque as pessoas numa organização são o factor crucial para atingir resultados associados a uma estratégia competitiva, duas questões se colocam:
-Que qualidade de desempenho tem de demonstrar a empresa, enquanto organização humana, para ser competitiva?
- Como notar a performance da organização económico-laboral, no sentido de diferenciar a empresa que compete com estratégia de qualidade do valor humano, daquela que compete com estratégia de redução de custos do pessoal?
A presente obra está estruturada no sentido de contribuir para as respostas às questões formuladas. Com este objectivo cria-se o conceito "rating-social": uma análise multicritério que, à semelhança do "rating" financeiro, avalia o risco do factor humano no cumprimento das metas da empresa. (J. Eduardo Carvalho)

1. O problema
1.1. Problemática do desemprego
1.2. O novo metabolismo empresarial
1.3. Perspectiva do projecto
2. Circularidade funcional entre e económico e o social
2.1. O jogo dos actores empresarias
2.2. Os dilemas ou valores opostos
2.3. Estudo empírico da performance sócio-económica
2.4. Linhas de força do capítulo 2
3. Emergência do valor humano no mesosistema empresarial
3.1. Os juízos de valor
3.2. Modelo de racionalidade na análise do valor económico-laboral
3.3. Estudo exploratório da análise do valor económico-laboral
3.4. Linhas de força do capítulo 3
4. Activação de esquema de notação da performance económico-laboral (rating social)
4.1. Sistemas de notação empresarial (rating)
4.2. Modelo analógico postulado para notação da performance económico-laboral
4.3. Estudo exploratório do "rating-social"
4.4. Linhas de força do capítulo 4
5. Reflexão final
5.1. As mudanças necessárias
5.2. Da utopia ao projecto
5.3. Síntese das linhas de força
Rating Social de José Eduardo Carvalho

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Rating Social
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


José Eduardo Carvalho, economista com doutoramento na área científica da Gestão (ISCTE), é professor catedrático da Universidade Lusíada, onde coordena as disciplinas relacionadas com a economia do trabalho, a inovação, tecnologia e produtividade. Na sua experiência profissional contam-se vários estudos de investigação e desenvolvimento ligados a projectos de inovação em tecnologias industriais e biotecnologia. Os seus interesses no domínio científico evoluíram para as áreas de conhecimento da antropologia, genética, neurociência e epistemologia das ciências sociais e humanas. É membro da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Biotecnologia, no INETI e integra o Conselho Nacional de Certificação em Análise do Valor/Value (...)
O futuro da gestão é a gestão do futuro (4ª Edição – Revista e Aumentada)
História do bairro nas histórias da gente - Volume II

Características

Rating Social de José Eduardo Carvalho

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Universidade Lusíada Editora

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 276

Coleção: Teses


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Economia, Finanças e Contabilidade > Economia

Livros Universitários
Economia, Gestão e Contabilidade > Economia


Rating Social
 

Do mesmo autor

O futuro da gestão é a gestão do futuro (4ª Edição – Revista e Aumentada)
José Eduardo Carvalho 
História do bairro nas histórias da gente - Volume II
José Eduardo Carvalho 
Estamos mais atrevidas!
José Eduardo Carvalho 

Veja outros titulos do tema

O lado escondido de todas as coisas (9ª Edição)
Stephen J. Dubner 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal