Raiz de Granito - José Gomes Ferreira
Antologia de textos sobre o Porto
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
152
Editor:
Dom Quixote
ISBN:
9789722017541
Idioma:
Português
10%
€12,12
Ganhe €1,21
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Recolha de textos em verso e em prosa, sobre/a propósito do Porto, cidade onde o poeta José Gomes Ferreira (1900-1985) nasceu, fez cem anos. Textos da sua diarística e poética, "géneros", como afirma Manuel António Pina no prefácio ao volume, "que, em José Gomes Ferreira, não são substancialmente distintos, sobretudo quando a sua poesia é, mais obviamente - porque, se calhar, toda a poesia o é - construída sobre a memória". A memória das palavras ou o gosto de falar dele. Que é como quem diz, dos outros. A Ilse e o Arménio Losa, os poetas Teixeira de Pascoaes e Eugénio de Andrade, Leonardo Coimbra, os Teixeira da Rede, em cuja casa na Foz do Douro passava férias durante a juventude (recorde-se que JGF se mudara com a família para Lisboa aos quatro anos). A memória dos lugares. A Rua das Musas onde nasceu, como que já a marcar-lhe o destino, a Foz do Douro, o Passeio Alegre, o Cabedelo, o Barredo.

Citando de novo o prefácio de MAP, José Gomes Ferreira esperava poder dizer um dia "o que o Porto significa(va) verdadeiramente para (si), num autêntico livro de memórias (...) que, de tanto engendrá-lo em sonhos e meditações, até já baptiz(ara): "Raiz de Granito". Seria, esse livro, "um livro de evocação de alguns dos (seus) mais gratos Passados pessoais nesse Porto de pedra e nuvens, onde respir(ara) pela primeira vez(...)", e onde, "afinal, todos nós nascemos - ó portugueses!" Para poder escrever esse sonhado "Raiz de Granito". Dizia-se o poeta disposto "a viver até ao ano 2000". E acrescentava: "E hei-de viver, pronto!"

"Chegou 2000 e "Raiz de Granito" aí está, como que para cumprir o compromisso do poeta consigo mesmo e com a sua cidade."
Raiz de Granito de José Gomes Ferreira

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Raiz de Granito
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor português, nasceu em 1900, no Porto, e morreu em 1985, em Lisboa. A sua poesia encontra-se coligida em Poeta Militante (6 vols., 1977-78). No domínio da ficção, publicou O Mundo dos Outros (1950), Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo (1963), Tempo Escandinavo (1969) e O Irreal Quotidiano (1971). Merecem também referência as suas memórias, com o título A Memória das Palavras (ou o Gosto de Falar de Mim) (1965). Da sua escrita ressalta uma grande preocupação humanística, com constante atenção aos problemas do nosso tempo, glosando temas como a liberdade, a dignidade humana e a solidariedade para com os outros, sobretudo no (...)

Bibliografia

2017
Dom Quixote
2015
Dom Quixote
2013
Dom Quixote
2010
Dom Quixote
2009
Dom Quixote

Características

Raiz de Granito de José Gomes Ferreira

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Dom Quixote

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 152


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Outras Formas Literárias


Raiz de Granito
 

Do mesmo autor

Livro das Insónias sem Mestre
José Gomes Ferreira 
Rasto Cinzento
José Gomes Ferreira 
José Gomes Ferreira 

Veja outros titulos do tema

Livro-Caderno
Pedro Chagas Freitas 
Raul Minh'alma 
Helena Simão 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal