Quinhentos Folhetins II - José-Augusto França
Edição/reimpressão:
1993
Páginas:
440
Editor:
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
ISBN:
9789722705257
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€5,05
Ganhe €0,51
Sujeito a confirmação no Editor
 

Sinopse

Excerto
Nestas colunas que para muita coisa servem ou pretendem servir - quanto mais não seja para de tais coisas ficar traço que algum dia se desenterre. Registo que vá ficando, na suposição, nem optimista, nem pessimista, de valer a pena, para o autor tanto quanto, mais ou menos mas sempre diferentemente, para os leitores. A verdade é que a história se faz de pequenas notas e lembranças, no cruzamento tecido delas, caçadas na altura dos acontecimentos ou apanhadas, depois, nas voltas da memória, fiel ou infiel, como todas as memórias. São linhas e entrelinhas que o autor destes textos (ou pretextos) sempre, em divertimento, oferece a quem as queira - e não é a mais nunca obrigado, porque tão pouco alguém é forçado a lê-los. Ao contrário do que a documentos oficiais sucede. De estruturas, embora nem sempre pareça, se ocupa então o autor destes folhetins, pouco a pouco, texto a texto, tecendo, como se não se desse por isso, ou por isso não quisesse dar, uma informação que o seja, real, mesmo indirectamente, do estado da questão. Daí a variedade das coisas de que fala e dos registos em que o faz. Nunca ninguém sabe onde a informação vai parar. Tal a moralidade da história a tirar destes folhetins. A História propriamente dita, da arte ou de outra coisa, essa nunca a tem nem pode ter. Que só "o erro mudou", com o tempo (1985).

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Quinhentos Folhetins II
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


José Augusto Rodrigues França nasceu em Tomar, a 16 de Novembro de 1922, é um historiador, sociólogo e crítico de arte português.
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa (1944). Partiu para Paris como bolseiro do estado francês em 1959 (até 1963), tendo estudado com Pierre Francastel. Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962 – "Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal" –, e de doutor em letras pela mesma universidade em 1969 – "Le Romantisme au Portugal".
O seu interesse pela pintura manifestou-se em 1946 na sequência de viagens a Espanha e Paris, tendo realizado outras viagens à Europa e às Américas até se fixar em Paris em 1959. Nas décadas de 1940 e 1950 foi uma das figuras mais dinâmicas e influentes da vida cultural portuguesa. Entre 1947 e 1949 participou nas atividades (...)

Bibliografia

2016
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
2015
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
2015
Editorial Presença
2015
Editora Guerra & Paz
2014
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
2013
Livros Horizonte

Características

Quinhentos Folhetins II de José-Augusto França

Ano de edição ou reimpressão: 1993

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 239 x 27 mm

Páginas: 440

Coleção: Arte e Artistas


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > História da Arte


Quinhentos Folhetins II
 

Do mesmo autor

José-Augusto França 
José-Augusto França 
José-Augusto França 

Veja outros titulos do tema

Cristina Castel-Branco 
História da Arte e Anacronismos das Imagens
Georges Didi-Huberman 
Ana Lídia Pinto 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal