Programação Linear Multiobjectivo - Carlos Henggeler Antunes
Do Modelo de Programação Linear Clássico à Consideração Explícita de Várias Funções objectivo
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
386
Editor:
Imprensa da Universidade de Coimbra
ISBN:
9728704000133
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€18,55
Ganhe €1,86
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Na investigação operacional clássica as preferências dos agentes de decisão são modeladas à priori, isto é, todos os valores aparecem agregados numa função objectivo (ou critério) única(o), pretendendo-se determinar a solução óptima para o problema em estudo. A convicção de que se podem utilizar, de forma mais ou menos generalizada, modelos deste tipo é, para além do mais, urna imagem ideológica duma certa visão do mundo. A título de exemplo, referimos um texto de Frank Rich (1999), que apareceu numa publicação especial do New York Times dedicada ao "Melhor do Milénio". Diz o autor a dado passo: "Temos tendência para esquecer que quase todas as nossas noções para medir, catalogar e quantificar o melhor são relativamente recentes... . Foi no século XX, e especialmente no século XX americano, que a nossa incessante sede de classificar quase tudo se transformou num empreendimento cultural que raia a obsessão... . O impulso que nos leva a fazer listas e catálogos do Melhor é muito compreensível neste fin de siècle. Vivemos num tempo em que o volume do que sabemos sobre o Universo é mais do que conseguimos absorver, e o desesperado desejo de o perceber é uma das nossas ansiedades milenares... . Não admira que nos agarremos mais do que nunca à ideia do Melhor - simultaneamente como âncora e como radar, mesmo que se discorde mais do que nunca sobre o que significa".
Todavia, é hoje reconhecido por diversas correntes de opinião que a investigação operacional clássica é demasiado redutora, sendo inadequada à abordagem de muitos problemas reais. Num contexto muito amplo, já em 1980, Edgar Morin escrevia em La Méthode: "se a optimização comporta a integração de desordens, incertezas, especulações, concorrências, antagonismos, então, uma tal optimização comporta o inoptimizável...". Uma das vias mais promissoras para superar a racionalidade optimizante em investigação operacional consiste no estudo de modelos em que se consideram explicitamente critérios múltiplos e conflituosos entre si. Este é um terna de grande actualidade e importância, dado que a realidade é intrinsecamente rnulti-dimensional, sendo em muitos casos redutoras as aproximações monocritério.
Este livro é dedicado à generalização para multicritério de um dos assuntos mais estudados em cursos de investigação operacional, isto é, a programação linear. Em programação linear multicritério os modelos traduzem apenas parcialmente a agregação de preferências do agente de decisão, deixando para análise posterior as opções mais controversas conducentes à tomada de decisões. Tratando-se de um texto de carácter pedagógico destinado a alunos, decidimos dedicar a primeira parte ao estudo dos principais resultados da programação linear, aparecendo o caso multicritério como uma extensão natural do primeiro, permitindo fazer o contraponto entre o carácter normativo do modelo monocritério e a simbiose entre aspectos quantitativos e subjectivos que, de uma forma ou de outra, aparece nos procedimentos interactivos dedicados à programação linear multiobjectivo (ou multicritério), que constituem o núcleo central deste texto. Nesta parte do trabalho dá-se conta dos avanços de natureza metodológica e do desenvolvimento de software e aplicações, decorrentes do trabalho de investigação e desenvolvimento, que realizámos na Universidade e no INESC, em Coimbra. Presta-se especial atenção ao interface Ser Humano-Computador. Para que o leitor possa usufruir de forma mais completa deste livro, o pacote de software TRIMAP encontra-se disponível através do sítio do INESC-Coimbra, a saber: www.inescc.pt.
O livro destina-se essencialmente a cursos de graduação e pós-graduação nas várias áreas da engenharia e em gestão. É convicção dos autores que a análise multicritério é um tópico indispensável no ensino da investigação operacional, nomeadamente porque permite integrar, num mesmo método, aspectos quantitativos e aspectos subjectivos associados ao estabelecimento de preferências do agente de decisão.
Programação Linear Multiobjectivo de Carlos Henggeler Antunes , Maria João Gomes Alves , João Namorado Clímaco

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Programação Linear Multiobjectivo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Programação Linear Multiobjectivo de Carlos Henggeler Antunes , Maria João Gomes Alves , João Namorado Clímaco

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra

Idioma: Português

Dimensões: 172 x 242 x 28 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 386

Coleção: Ensino


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Exatas e Naturais > Matemática

Livros Universitários
Economia, Gestão e Contabilidade > Gestão


Programação Linear Multiobjectivo
 

Do mesmo autor

Homenagem ao Professor Luís Valadares Tavares
Carlos Henggeler Antunes 
Carlos Henggeler Antunes 
Carlos Henggeler Antunes 

Veja outros titulos do tema

(6ª Edição Actualizada)
Carlos A. Marques Pinto 
Motivar para o Sucesso
Juan Fernando Bou Pérez 
Conceito, abordagens e métodos de avaliação
António Pimenta da Gama 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal