Preservar o Património Português Além-Mar - Joaquim Rodrigues dos Santos
Portugueses e a Salvaguarda do Património Edificado Português no Mundo
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
304
Editor:
Caleidoscópio
ISBN:
9789896584665
Idioma:
Português
10%
€27,56
Ganhe €2,76
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Apesar de estar hoje confinado ao continente e arquipélagos da Madeira e dos Açores, os territórios sob administração portuguesa alcançaram em tempos os quatro cantos do Mundo, espraiando-se pela América do Sul, por África, pela Ásia e acercando-se, inclusivamente, da Oceânia. Nesses vastos territórios ultramarinos foram deixadas marcas da nossa presença, seja ao nível do idioma, seja da religião, dos costumes, da legislação, da cultura, da arte ou do edificado, entre outros. Mais amplo ainda se torna esse espaço, se contarmos com as áreas que incorporaram, de alguma forma, influências portuguesas sem, contudo, estarem sob o seu domínio.

A arte é indubitavelmente uma das formas mais visíveis de se continuar a fazer sentir além-mar a memória portuguesa, e são já vários os casos de património edificado de influência portuguesa que são hoje classificados como Património da Humanidade por parte da UNESCO. Mesmo monumentos e cidades sem classificação patrimonial tornaram-se frequentemente motivo de orgulho por parte dos habitantes locais, que procuram assim preservar essa memória ancestral para as gerações futuras.

Pretende este livro divulgar a obra e promover o debate sobre a actuação de portugueses que realizaram intervenções de salvaguarda do património de influência portuguesa no mundo, bem como instituições portuguesas que promoveram acções de salvaguarda desse património. o escopo abrangido engloba a época de existência de territórios ultramarinos, mas também intervenções mais recentes em espaços hoje independentes ou incorporados em outros países.
Preservar o Património Português Além-Mar de Joaquim Rodrigues dos Santos

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Preservar o Património Português Além-Mar
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos (Bombarral, 1975). Arquitecto pelo Departamento de Arquitectura - Universidade de Coimbra (2002), e mestre em Arquitectura, Território e Memória pela mesma universidade (2007), com uma dissertação sobre a imagética cultural relativa ao castelo português.

Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal da Bahia (2006), e Doutor em Arquitectura pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura - Universidad de Alcalá de Henares (2012), com uma tese sobre a reabilitação de fortificações medievais. Investigador associado no ARTIS | Instituto de História da Arte - Universidade de Lisboa, onde desenvolveu um pós-doutoramento sobre a salvaguarda do património arquitectónico de influência portuguesa na Índia (neste âmbito, foi também (...)

Bibliografia

Características

Preservar o Património Português Além-Mar de Joaquim Rodrigues dos Santos

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Caleidoscópio

Idioma: Português

Dimensões: 168 x 239 x 15 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 304


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História de Portugal


Preservar o Património Português Além-Mar
 

Do mesmo autor

Joaquim Rodrigues dos Santos 

Veja outros titulos do tema

Histórias que (provavelmente) nunca ouviu
Anísio Franco 
Intrigas, segredos e mitos
Ana Margarida Oliveira 
Os grandes reis da nossa História
Helena Sacadura Cabral 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal