Porquê a Guerra? - Sigmund Freud
Reflexões sobre o destino do mundo
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
96
Editor:
Edições 70
ISBN:
9789724420196
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€10,90
Ganhe €1,09
Pré-lançamento - envio a partir de 21-09-2017
 

Sinopse

Albert Einstein, já na época um mito junto da comunidade científica e do público, foi incumbido em 1932 pela Sociedade das Nações de eleger um interlocutor que, por via episcolar, se manifestasse sobre a questão de ser ou não ser possível antever a evolução do homem até à superação da sua agressividade destrutiva; ou, conceptualizando: existe a possibilidade de eliminar a guerra para sempre do destino da espécie? A escolha de Einstein recaiu em Freud.

O mundo, em sobressalto, pressentia o advento de outra guerra, nova hecatombe que destruiria parte dele; e é neste ambiente de angústia difusa que a resposta de Freud a Einstein adquire valor de um testemunho de grandeza ímpar: entre o reconhecimento da inevitabilidade da guerra no estádio evolutivo atual do homem, e a admissão da possibilidade de a eliminar para sempre dos costumes, não poderá a categoria amigo-inimigo ser para sempre removida, como aconteceu, por exemplo, com a prática da relação incestuosa?

É a correspondência trocada entre Einstein e Freud que se divulga neste livro, além de dois textos de Freud, "Considerações atuais sobre a guerra e a morte" e "Caducidade", tratando ambos da guerra, da violência
- e da libertação do homem dos avatares da sua caminhada sobre a Terra.
Porquê a Guerra? de Sigmund Freud , Albert Einstein

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Porquê a Guerra?
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, no Império Austro-Húngaro, numa família de tradição judaica. Muda-se com a família para Viena com apenas 4 anos de idade, e lá viverá até à ocupação alemã de 1938.
Estudante aplicado e ambicioso, entra para a faculdade de Medicina no ano de 1873, terminando o curso em 1881. Entretanto conhece Josef Breuer, com quem discute a hipnose. No ano de 1885 desloca-se a Paris para estagiar com Jean-Martin Charcot, um neurologista conhecido por toda a Europa pelos seus estudos sobre a histeria e o uso da hipnose. No ano seguinte Freud regressa a Viena e casa com Martha Bernays.
Abre um consultório particular no qual usa a hipnose na cura dos seus pacientes. A publicação da sua "Interpretação dos Sonhos" data de 1900. Com esta obra Freud apresenta ao público uma descrição sobre o inconsciente da mente humana. (...)

Características

Porquê a Guerra? de Sigmund Freud , Albert Einstein

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Edições 70

Idioma: Português

Dimensões: 135 x 210 x 25 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 96

Coleção: Biblioteca 70


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


Porquê a Guerra?
 

Do mesmo autor

Sigmund Freud 
Sigmund Freud 
Sigmund Freud 

Veja outros titulos do tema

ou os paradoxos da felicidade
Luc Ferry 
Para uma Fenomenologia da Vida e da Clínica
Florinda Martins 
Pierre Mesnard 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal