Poesia Romantica Portuguesa - Álvaro Manuel Machado
Edição/reimpressão:
1982
Páginas:
368
Editor:
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
ISBN:
9789722702560
Idioma:
Português
10%
€12,08
Ganhe €1,21
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Antologia organizada e prefaciada por Álvaro Manuel Machado.
A escolha dos textos desta antologia, discutível como todas, obedece fundamentalmente a um critério que, sendo à partida cronológico, não se confina à mera cronologia. Quer dizer que ao longo da antologia se procura um centro da poesia romântica portuguesa, centro de confluência de ideias românticas vindas de outras literaturas mais do que confluência da escrita romântica em si mesma. Dispersas, essas ideias surgem com o Iluminismo francês, amoldam-se aos mitos maiores da história de Portugal (Descobertas, Sebastianismo, Regeneração) e tentam perpetuar um nacionalismo quase sempre assaz retórico. Depois, já na segunda metade do séc. XIX e princípios do séc. XX, libertam-se enfim desse nacionalismo estreito e, porque não dizê-lo, provinciano, tentam voos mais altos, voos que o rasto do romantismo alemão e o de um Victor Hugo da fase mais visionária e pré-simbolista, já misturados com o spleen baudelairiano, adensam e incentivam. Daí esses românticos tardios portugueses que fizeram da poesia romântica em Portugal essa "arte moderna" de que fala Baudelaire em L'art romantique. Daí um Gomes Leal, um António Nobre, um António Patrício da primeira fase, um Teixeira de Pascoaes, para citar os maiores.
Poesia Romantica Portuguesa de Álvaro Manuel Machado

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Poesia Romantica Portuguesa
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Álvaro Manuel Machado, professor na Universidade Nova de Lisboa, organizador, director e colaborador do "Dicionário de Literatura Portuguesa" da Editorial Presença, é doutorado (Doutoramento de estado em Literatura Comparada pela Sorbona) e professor na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Romancista e poeta, tem uma vasta obra de ensaísta e de investigador, centrada nos séculos XIX e XX, relacionada sobretudo com as origens e evolução do 'Romantismo'. Destacam-se: "A Geração de 70 - Uma Revolução Cultural e Literária" (1977), publicada pela Presença, "A novelística portuguesa contemporânea" (1977, 2ª ed., rev. e aum., 1984), "Agustina Bessa-Luís - O Imaginário Total "(1983), "Raúl Brandão entre o Romantismo e o Modernismo" (1984), "O Romantismo na poesia portuguesa - De Garret a Antero" (1986), "Da Literatura Comparada à Teoria (...)

Bibliografia

2015
Editorial Presença
2011
Editorial Presença
2008
Edições Afrontamento
2007
Editorial Presença
2004
Campo das Letras
2001
Campo das Letras

Características

Poesia Romantica Portuguesa de Álvaro Manuel Machado

Ano de edição ou reimpressão: 1982

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Páginas: 368

Coleção: Biblioteca de Autores Portugueses


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Poesia Romantica Portuguesa
 

Do mesmo autor

Álvaro Manuel Machado 
Álvaro Manuel Machado 
Álvaro Manuel Machado 

Veja outros titulos do tema

Eugénio de Andrade 
José de Almada Negreiros 
antologia poética
Rui Costa 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal