Perdoar Helena - José Tolentino Mendonça
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
56
Editor:
Assírio & Alvim
ISBN:
978-972-37-0997-1
Idioma:
Português
10%
€9,00
Ganhe €0,9
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Entre os protagonistas do Ciclo Épico Troiano, Helena é talvez quem conhece caracterização mais negativa. E não por ter constituído um modelo de violência ou da impiedade, que tanto horror gerava. O que nela se declarou irremediável foi a beleza, a «sua beleza má», como Hesíodo, em certo passo, nomeia. E que a inscreveu, como todos sabem, na origem do conflito espaventoso entre os da Acaia e os de Tróia.
O Teatro Grego, pela mão de Górgias e, sobretudo, de Eurípedes, tornaria mais do que uma vez ao que todos sabem de Helena, mas por imprevisíveis atalhos que transtornam a ordem do mito. Insinua-se um importante debate sobre a verdade e a persuasão, o destino pessoal e a responsabilidade civil, a culpa e o perdão. A procura de justiça deixa-nos, assim, perante interrogações que não têm apenas uma resposta. Essa pluralidade avizinha-nos misteriosamente de quê?
Perdoar Helena de José Tolentino Mendonça

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Perdoar Helena
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu em 1965, na Ilha da Madeira. Doutorado em Teologia Bíblica, em Roma, volta para Lisboa e nesta cidade, torna-se capelão e docente da cadeira de Teologia Bíblica na Universidade Católica.
Padre desde os 24 anos de idade, José Tolentino Mendonça afirma que a sua vocação religiosa "foi uma coisa da juventude, inconsequente, imprudente, inesperada, que eu procuro manter. Ser padre é (...) aceitar a pobreza como condição. E a pobreza é uma coisa chata de viver. É achar que isso pode ser uma forma de dizer alguma coisa ao seu tempo. ".
Ocupando já um lugar de destaque na poesia portuguesa contemporânea, o autor, para quem "A poesia é a arte de resistir ao seu tempo", integrou uma delegação que representou Portugal, então país homenageado, em 1999, na 9.ª Bienal Internacional do livro do Rio (...)

Características

Perdoar Helena de José Tolentino Mendonça

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 145 x 206 x 5 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 56


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Arte > Artes de Palco
Literatura > Teatro (Obra)


Perdoar Helena
 

Do mesmo autor

José Tolentino Mendonça 
José Tolentino Mendonça 
José Tolentino Mendonça 

Veja outros titulos do tema

Almeida Garrett 
Sophia de Mello Breyner Andresen 
Almeida Garrett 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal