Passagens de Fronteira - Albert O. Hirschman
Os lugares e as ideias de um percurso vivencial
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
112
Editor:
Bizâncio
ISBN:
9789725300695
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€2,50
Ganhe €0,25
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Albert Hirschman atravessou durante a sua corajosa vida de antifascista «europeu», de conselheiro do governo americano no período do Plano Marshall, de estudioso transgressivo e pragmático dos problemas do desenvolvimento económico, profundo conhecedor da América Latina, de explorador «auto-subversivo» de novos temas e da «complexidade» no campo das Ciências Sociais, sempre posicionado no limiar entre o estudo e a tensão civil.

Nesta entrevista abrangente, Hirschman embarca numa viagem através da consciência deste século, guiado pela própria liberdade e honestidade intelectual: desde os primeiros estudos feitos em Berlim, onde nasceu em 1915 e que abandonou com o início do terror nazi, à peregrinação que o levou - entre o estudo e a conspiração - de Londres a Trieste, de Espanha a Paris e a Marselha, entrando em contacto directo com vários antifascistas, entre os quais Eugenio Colorni, Emilio Sereni e Angelo Tasca. Depois de se ter alistado voluntariamente no exército francês, Hirschman entrou para o Emergency Rescue Committee, onde ficou incumbido de organizar a expatriação clandestina de pessoas provenientes da Europa ocupada. Parte então para os Estados Unidos e alista-se no exército americano em 1943. Já no rescaldo da guerra, integra o grupo de «cérebros» que, a partir de Washington, orientaram a reconstrução europeia. As longas permanências em África e na América Latina inculcaram-lhe a crença na positividade da política social, na factualidade social e moral das «vias extraordinárias» para o progresso, em conjunto com a desconfiança em relação à rigidez e à ortodoxia dos diagnósticos gerais: temas que Hirschman recupera no decorrer desta conversa recolhida em Princeton, em Outubro de 1993, e conduzida por Carmine Donzelli, Marta Petrusewicz e Claudia Rusconi.
Passagens de Fronteira de Albert O. Hirschman

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Passagens de Fronteira
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Passagens de Fronteira de Albert O. Hirschman

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Bizâncio

Idioma: Português

Dimensões: 153 x 234 x 5 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 112

Coleção: Vidas


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História Moderna e Contemporânea


Passagens de Fronteira
 

Do mesmo autor

Albert O. Hirschman 
Albert O. Hirschman 
Albert O. Hirschman 

Veja outros titulos do tema

Ou como a espionagem americana vigiou o Estado Novo, Salazar, o Império e a Revolução
Eric Frattini 
Jesús Hernandéz 
de Pio XII a Francisco
Eric Frattini 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal