Para Uma Utopia Realista - Châteauvallon
Em torno de Edgar Morin
Edição/reimpressão:
1998
Páginas:
312
Editor:
Instituto Piaget
ISBN:
9789727710300
Idioma:
Português
10%
€17,80
Ganhe €1,78
Envio até 4 dias
 

Sinopse

«... O acto de pensar situa-se, sempre, num desvio, numa marginalidade, numa recusa de submissão às ideias dominantes. Por vezes é necessário muito tempo de incubação para que emirjam e triunfem ideias que haviam sido relegadas por terem sido consideradas idiotas e irrealistas...»
Edgar Morin

Teatro Nacional da Dança e da Imagem, Teatro da Ciência e da Natureza, Châteauvallon é uma associação cultural fundada em 1965. A sua sede é um conjunto arquitectural situado num pinhal sobranceiro a Toulon. Em 1995 foi organizado, em Châteauvallon, um debate público sobre: «A coordenação dos valores republicanos, em torno de Edgar Morin». É a parte essencial destes debates - que reuniu significativo número de intelectuais franceses - que esta associação publica na presente obra.

Para Uma Utopia Realista de Châteauvallon
Críticas de imprensa

«... Utopia Realista: aliança de dois aspectos que, a priori, pareceriam antagónicos. Entre o sonho que, simultaneamente, permite a esperança e a mobilização de energias e a criatividade, e a realidade que garante o respeito pelos limites, toda a dinâmica do desejo se encontra, aqui, presente: como uma busca infinita, sempre subentendida pela eterna alienação. O que parece inconciliável torna-se, então, conciliável e o impossível faz-se possível [....] Poderemos viver sem utopia? Será possível pensarmos o presente e o futuro fora da realidade? Toda a representação do presente e do futuro não será um investimento no não-lugar da utopia. Estas questões percorrem os textos, desta obra, a partir de análises sobre arte, pensamento, códigos culturais, produção social, utopia europeia e planetária. À medida que se avança na sua leitura surge a hipótese de que a utopia dos sistemas é menos estruturante que a utopia dos valores. A utopia realista é uma prática. Deve ser construída por uma luta permanente contra a nossa apatia e desconhecimento, na dúvida, sem certeza sobre o futuro, mas para que o futuro seja possível.»
Marie Romanens, L’actualité

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Para Uma Utopia Realista
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Para Uma Utopia Realista de Châteauvallon

Ano de edição ou reimpressão: 1998

Editor: Instituto Piaget

Idioma: Português

Dimensões: 160 x 235 x 23 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 312

Coleção: Epistemologia e Sociedade


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


Para Uma Utopia Realista
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

ou os paradoxos da felicidade
Luc Ferry 
Século IX - XXI
José Milhazes 
Reflexões sobre o destino do mundo
Sigmund Freud 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal