Os Mistérios de Havana - Zoé Valdés
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
312
Editor:
Dom Quixote
ISBN:
9789722023696
Idioma:
Português
10%
€17,67
Ganhe €1,77
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

São 42 pequenas histórias com um pé na realidade e outro na ficção. Pessoas reais convivem com personagens lendárias, e umas e outras parecem feitas da mesma matéria de que são feitos os sonhos, ou seja, da matéria mais humana que é possível conceber. A "tirania dos factos", que tanto assombrava Virginia Woolf, jamais serve de escolho à imaginação transbordante de Zoé, da mesma maneira que o pendor fantasista jamais a impele a desprender-se inteiramente de um sustentáculo realista. Neste sentido, tão verdadeiro é um José Martí (o célebre revolucionário e poeta cubano) transformado em aparição fantasmagórica como uma poetisa que nunca existiu e escreve versos de carne e sangue ou um cantor que nunca ninguém ouviu, mas deixou canções imorredouras. Com uma técnica afinada e tão subtil que passa despercebida, a autora joga com todas as possibilidades da narrativa para tornar verosímeis as situações mais absurdas e fazer tremer as noções mais firmemente estabelecidas. O resultado é um delicioso mosaico de acontecimentos, passos, passagens, voltas, elipses e remissões onde aflora, por momentos, a influência borgesiana, traduzida nas múltiplas possibilidades do jogo que a escrita joga com o universo.

in, Mil Folhas (Público)
12 de Julho de 2003

Os Mistérios de Havana de Zoé Valdés
Críticas de imprensa
"Em Os Mistérios de Havana, Zoé Valdés (...) percorre o passado mítico da ilha, com toda a sua fascinante galeria de lendas e personagens hirtóricos, em curtas narrativas em que são inseparáveis o imaginário e o real, o humor e a sensualidade."
Vítor Quelhas
in, Expresso, 23 de Agosto de 2003

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Os Mistérios de Havana
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritora cubana, Zoé Valdés nasceu em 1959, em Havana. Estudou no Instituto Pedagógico Superior de Havana, até ser expulsa no quarto ano. Daí passou para a Universidade de Havana para tirar o curso de Filologia mas só frequentou as aulas até ao segundo ano, altura em que decidiu abandonar a vida estudantil.
Entretanto, Zoé Valdés, que já escrevia poesia desde os 17 anos, recebeu aos 23, no México, o Primeiro Prémio de Poesia Roque Dalton y Jaime Suárez Quemain, graças ao livro Respuestas para vivir.
Por essa altura saiu de Cuba e mudou-se para França, onde aperfeiçoou a língua na Aliança Francesa. Começou a trabalhar na delegação cubana na UNESCO, onde foi assessora cultural entre 1984 e 1988, tendo também trabalhado no gabinete cultural da Embaixada de Cuba em Paris. Esta experiência acabou por a influenciar a nível político e a escritora (...)

Características

Os Mistérios de Havana de Zoé Valdés

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Dom Quixote

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 312


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Os Mistérios de Havana
 
Os Mistérios de Havana, Zoé Valdés (...) percorre o passado mítico da ilha, com toda a sua fascinante galeria de lendas e personagens hirtóricos, em curtas narrativas em que são inseparáveis o imaginário e o real, o humor e a sensualidade."
Vítor Quelhas
in, Expresso, 23 de Agosto de 2003 São 42 pequenas histórias com um pé na realidade e outro na ficção. Pessoas reais convivem com personagens lendárias, e umas e outras parecem fe..." />

Do mesmo autor

Zoé Valdés 
Zoé Valdés 
Zoé Valdés 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal