Os Mestres da Humanidade - Karl Jaspers
Sócrates, Buda, Confúcio, Jesus
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
168
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789724019529
Idioma:
Português
10%
€12,00
Ganhe €1,2
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

"O filósofo Karl Jaspers chamou-lhes "as figuras determinantes" "decisivas". Para ele, durante o primeiro milénio antes de Cristo, mais concretamente por volta do século VI - época conhecida como "tempo-eixo" -, deu-se urna transformação essencial na consciência humana em áreas geográficas distantes e aparentemente sem interferência: índia, China, Pérsia, Grécia e Israel. O homem passou de uma consciência predomi-nantemente cósmica a uma consciência reflexiva, de uma consciência submersa no grupo e na colectividade a uma consciência de identidade individual e pessoal. Foi também nesse quadro que emergiu uma decisiva transformação religiosa, com a necessidade e a procura da salvação pessoal, com o aparecimento das religiões universais e uma mudança na concepção do divino, com três orientações fundamentais: o monismo, o monoteísmo, a exigência crítica racional na sua representação. É dessas correntes que ainda hoje vivemos. Escusado será dizer que, se Jesus aparece inserido neste "tempo-eixo", é por causa da sua continuidade com os grandes profetas de Israel, mais ou menos contemporâneos de Confúcio na China, Buda na Índia, Zaratustra no Irão, os pré-socráticos, Sócrates, Platão e os trágicos na Grécia clássica.
[...] O leitor português tem agora o privilégio de, guiado pela mão sábia de Karl Jaspers, poder dialogar com cada um deles, pondo-os a eles próprios a dialogar entre si. Um diálogo interminável, tanto mais iluminante quanto a relação com eles não poderá ficar na pura teoria, já que eles são também mestres e modelos para viver e morrer."

In Nota de Apresentação de Anselmo Borges

Os Mestres da Humanidade de Karl Jaspers

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Os Mestres da Humanidade
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Karl Theodor Jaspers (Oldemburgo, 23 de fevereiro de 1883 — Basileia, 26 de fevereiro de 1969) foi um filósofo e psiquiatra alemão.

Estudou medicina e, depois de trabalhar no hospital psiquiátrico da Universidade de Heidelberg, tornou-se professor de psicologia da Faculdade de Letras dessa instituição. Desligado de seu cargo pelo regime nazista em 1937, foi readmitido em 1945 e, três anos depois, passou a lecionar filosofia na Universidade de Basileia.
O pensamento de Jaspers foi influenciado pelo seu conhecimento em psicopatologia e, em parte, pelo pensamento de Kierkegaard, Nietzsche e Max Weber. Sempre teve interesse em integrar a ciência ao pensamento filosófico na medida em que, para Jaspers, as ciências são por si sós insuficientes e necessitam do exame crítico que só pode ser dado pela filosofia. Esta, por sua vez, deve basear-se numa (...)

Características

Os Mestres da Humanidade de Karl Jaspers

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Dimensões: 161 x 232 x 6 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 168


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Filosofia


Os Mestres da Humanidade
 

Do mesmo autor

Karl Jaspers 
Karl Jaspers 

Veja outros titulos do tema

Erasmo de Roterdão 
Edmund Husserl 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal