Os Génios do Cristianismo - Henri Tincq
Histórias de profetas, de pecadores e de santos
Edição/reimpressão:
1999
Páginas:
212
Editor:
Gradiva
ISBN:
9789726627067
Idioma:
Português
10%
€5,05
Ganhe €0,51
Envio até 4 dias
 

Sinopse

Sem o erro de cálculo de um monge do século VI, Dionísio Exíguo, cujos trabalhos serviram para contar os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo, teríamos celebrado o ano 2000 em... 1994 ou 1996. Mas estamos no ano 2000. O cristianismo não é a religião mais antiga do mundo, mas entra no 3º milénio da sua história.

Nestes vinte séculos de história impõem-se grandes figuras ou sequências. Henri Tincq seleccionou algumas para uma série publicada por Le Monde no Verão de 1999. Os «génios» são os homens e as mulheres que marcaram estes 2000 anos de cristianismo: Jesus, mas também Paulo, Agostinho, Francisco de Assis, Martinho Lutero, Bartolomeu de las Casas, Teresa de Ávila, Inácio de Loyola, e contemporâneos, como Martin Luther King, Desmond Tutu ou Madre Teresa de Calcutá.

O Público, que publicou a série em Portugal, acrescentou, com dois trabalhos elaborados por António Marujo, duas figuras portuguesas que adquiriram uma importância ímpar na história do cristianismo: António de Lisboa tornou-se o santo católico mais conhecido em todo o mundo e o padre jesuíta António Vieira foi o primeiro a conseguir que os papas suspendessem o funcionamento da Inquisição por alguns anos.

Esta história é feita de bons e de maus «génios», como a «guerra santa» das cruzadas, a luta contra as heresias com a Inquisição, a resistência de Roma às conquistas da liberdade e da modernidade.

Num vaivém permanente entre o passado e o presente, apresentam-se debates que ainda hoje prosseguem: o lugar do pecado e da culpabilidade, o estatuto da verdade no cristianismo, a sua relação com o judaísmo ou o islão, a razão ou a ciência. Não se faz aqui uma história do cristianismo, mas contam-se algumas das mais marcantes histórias destes dois milénios cristãos. Histórias de loucos e de pecadores, de profetas e de santos.

Os Génios do Cristianismo de Henri Tincq

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Os Génios do Cristianismo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Tincq Henry, nascido em 1945, é um jornalista francês, especialista em assuntos do Vaticano. Foi responsável pela em informação religiosa no Le Monde entre 1985 e2008, depois de trabalhado para o jornal La Croix. Colabora regularmente com a revista francesa Slate (...)

Bibliografia

2016
TELEMAQUE
2016
Edições Texto & Grafia
2016
Edições Texto & Grafia
2010
Edições Texto & Grafia
2009
PLURIEL

Características

Os Génios do Cristianismo de Henri Tincq

Ano de edição ou reimpressão: 1999

Editor: Gradiva

Idioma: Português

Dimensões: 150 x 230 x 20 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 212


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Religião e Moral > Ciência e História das Religiões


Os Génios do Cristianismo
 

Do mesmo autor

Henri Tincq 
(Livro de Bolso)
Henri Tincq 
(Livro de Bolso)
Henri Tincq 

Veja outros titulos do tema

Bertrand Pinçon 
Ermes Ronchi 
O servo de Deus Guido Schäffer
Ricardo Figueiredo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal