Os Estádios do Euro 2004 - Fernando Alves Correia
Aspectos Financeiros, Urbanísticos e Ambientais
Edição/reimpressão:
2005
Páginas:
328
Editor:
Edições Almedina
ISBN:
9789724024363
Idioma:
Português
10%
€18,17
Ganhe €1,82
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Nota de Apresentação
Tenho um gosto muito especial em escrever uma pequena nota de apresentação das Actas do III Colóquio Internacional sobre Os Estádios do Euro 2004 - Aspectos Financeiros, Urbanísticos e Ambientais, face à relevância do tema e ao envolvimento da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com a iniciativa tomada.
Goste-se ou não de futebol - o autor destas linhas é suspeito a este propósito .... - é irrecusável a importância que assume nos nossos dias, suscitando paixões praticamente no mundo inteiro. Ao longo das últimas décadas tem-se vindo a assistir ao apagamento relativo do relevo dos demais desportos e à generalização da implantação geográfica do futebol, limitada antes basicamente à Europa e à América Latina. Actualmente o cidadão comum da China, da Índia e de qualquer país remoto de África menciona com admiração o nome dos jogadores portugueses mais cotados.
Face a esta realidade, a organização de um campeonato mundial ou europeu mobiliza os interesses mais diversos, começando com os interesses ligados à construção e renovação de estádios e vias de acesso e acabando com a prestação de serviços nas semanas em que é disputado. Temos a experiência bem viva de toda esta dinâmica com a realização do Euro 2004, devendo ser-lhe atribuído um contributo significativo primeiro para a atenuação da quebra verificada e depois para a retoma da economia portuguesa.
A construção e a renovação dos estádios suscita questões especialmente interessantes no quadro da problemática do seu enquadramento urbanístico, ligadas, naturalmente, em alguma medida à problemática do seu financiamento. Entre outros pontos, têm cabimento aqui estudos de caso sobre: a localização mais adequada, no centro das cidades, obrigando a uma requalificação urbanística, ou numa periferia, promovendo uma nova centralidade; as várias valências dos equipamentos, por exemplo, também, para a prática de atletismo ou para a realização de iniciativas culturais; ou ainda sobre o modo de gerir os investimentos feitos, pelos clubes, pelas autarquias ou por outras entidades.
De todos estes problemas se falou com a maior profundidade no Colóquio realizado, levando a reflexões e a discussões que em muito enriqueceram quem pôde estar presente. Mas seria grande pena que os contributos proporcionados se limitassem a esses dias. Com a publicação que agora vem a público passa a dispôr-se a título permanente de uma informação que, não tenho dúvidas em dizê-lo, será da maior utilidade como fonte de informação para estudos que virão a ser feitos, por mero interesse académico ou para fundamentar iniciativas que venham a ser tomadas, campeonatos de futebol em outros países ou iniciativas de outras naturezas também no nosso país.
Estão pois de parabéns o CEDOUA, o seu Presidente, o meu Colega Doutor Fernando Alves Correia, e todos os que participaram desde o início nos trabalhos que tornaram possível o Colóquio e agora a publicação, que passa a constituir uma referência segura na literatura científica do nosso país.
Coimbra, Outubro de 2004
O Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito
Prof. Doutor Manuel Carlos Lopes Porto

Índice
SESSÃO DE ABERTURA
III Colóquio Internacional
"Os Estádios do Euro 2004"
Ciclo de Colóquios: O Direito do urbanismo do Séc.XXI

PAINEL I
Aspectos Gerais dos Estádios do Euro 2004 nos domínios financeiro, urbanístico e ambiental

PAINEL II
Os Estádios nas vertentes financeira, urbanística e ambiental: as experiências estrangeiras

PAINEL III
Os estádios do Euro 2004: alguns casos

PAINEL IV
Os estádios e a questão da sua sustentabilidade financeira, urbanística e ambiental

Os Estádios do Euro 2004 de Fernando Alves Correia

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Os Estádios do Euro 2004
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Juiz do Tribunal Constitucional no período de 30 de Outubro de 1989 a 16 de Março de 1998; Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito de Coimbra ( de 7 de Outubro de 2004 a 15 de Fevereiro de 2007 ); Presidente da Assembleia de Representantes da Faculdade de Direito de Coimbra (com início em 15 de Fevereiro de 2007); Membro da Assembleia da Universidade de Coimbra, membro do Senado da Universidade de Coimbra (de 2000 a 2005) e membro da Assembleia de Representantes da Faculdade de Direito de Coimbra; Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Urbanismo; Vice-Presidente da Associação Internacional de Direito do Urbanismo, com sede na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne; Presidente do Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, sediado na Faculdade (...)

Características

Os Estádios do Euro 2004 de Fernando Alves Correia

Ano de edição ou reimpressão: 2005

Editor: Edições Almedina

Idioma: Português

Páginas: 328


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Direito > Geral


 

Do mesmo autor

Fernando Alves Correia 
Legislação básica (10ª Edição)
Fernando Alves Correia 
Fernando Alves Correia 

Veja outros titulos do tema

José Falcão 
Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (2ª Edição)
(Versão de Bolso Croco)
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal