Os Espaços em Branco - Agustina Bessa-Luís
O Princípio da Incerteza * * *
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
372
Editor:
Guimarães Editores
ISBN:
9789726654667
Idioma:
Português
10%
€17,07
Ganhe €1,71
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Com "Os Espaços em Branco", Agustina Bessa-Luís encerra a trilogia "O Princípio da Incerteza", iniciada com "Jóia de Família" (Grande Prémio APE do Romance e Novela e transposto para o cinema por Manoel de Oliveira) e continuada com "A Alma dos Ricos". Os romances são independentes. No entanto, há personagens que se cruzam, ou vamos encontrá-las numa fase mais adiantada das suas vidas. Em "Os Espaços em Branco" regressa Camila, anjo-demónio, filha de vinhateiros do Douro arruinados, que casou rica com António Clara e, por morte deste, num incêndio numa discoteca, herdou a quinta do Salto da Senhora. Camila está agora casada de novo com o advogado Raul Almeida e tem dois filhos. Abandonou o Douro, foi para Lisboa, mais tarde para Paris, numa contínua divagação em busca de redenção e liberdade.
Num encontro com Gerge Steiner, Oppenheimar afirmou: "O que há de importante na poesia e na filosofia são os espaços em branco". Daí vem o título deste romance, onde Agustina aborda o problema da realidade, com ecos de Conrad e do seu "O Coração das Trevas". Numa escrita mais próxima da coloquialidade, Agustina dá-nos um magnífico retrato destes modernos tempos de incertezas, da "sexualidade triste" ao consumo nos centros comerciais, os sem-abrigo, os toxicodependentes, os imigrantes de leste, a fraude e a corrupção, os novos pobres e os novos ricos, cita poetas e ficcionistas, e não falta sequer um "ghostwriter". Como afirmou Arnaldo Saraiva na apresentação que fez de "Os Espaços em Branco", Agustina "tenta captar os sinais autênticos da vida. Por isso, lê-la, além de um prazer, é uma aprendizagem de nós mesmos, da sociedade portuguesa e do homem universal".
Os Espaços em Branco de Agustina Bessa-Luís

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Os Espaços em Branco
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras.
Tem representado as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizado conferências em universidades um pouco por todo o mundo.
Foi membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962).
Entre 1986 e 1987 foi Directora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto). Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.
É (...)

Bibliografia

2017
Relógio D'Água
2017
Relógio D'Água
2016
Guimarães Editores
2016
Guimarães Editores
2015
Guimarães Editores
2015
Guimarães Editores
2015
Guimarães Editores

Características

Os Espaços em Branco de Agustina Bessa-Luís

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Guimarães Editores

Idioma: Português

Dimensões: 146 x 206 x 22 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 372


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Os Espaços em Branco
 

Do mesmo autor

Agustina Bessa-Luís 
Agustina Bessa-Luís 
Agustina Bessa-Luís 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Lesley Pearse 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal