Oríon - Mário Cláudio
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
200
Editor:
Dom Quixote
ISBN:
9789722023337
Idioma:
Português
10%
€4,90
Ganhe €0,49
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

"Oríon" é o segundo romance de uma trilogia iniciada com "Ursamaior". Não se pense que é o seguimento do romance anterior. Muito pelo contrário. "Oríon" passa-se na floresta tropical de São Tomé e Príncipe, para onde foram deportadas inúmeras crianças judias, no séc. XV. O episódio é pouco conhecido (é referido pelos cronistas Garcia de Resende e Damião de Góis), mas chamou a atenção de Mário Cláudio, que fez dele uma reflexão "sobre as relações entre uma minoria e o poder" (entrevista a Valdemar Cruz, Expresso, 15/03/03). É esse o ponto de contacto com o romance anterior, tal como o facto de se tratar de novo de uma constelação (esta, de grande importância para os judeus), e de os personagens derem de novo 7.
Abel é o narrador e o seu "discurso é impregnado pela febre tropical" (mesma entrevista), de que ressalta uma grande carga erótica, uma grande intensidade de vida (" Quem teve a experiência de viver num contexto tropical apercebe-se de que os sentidos funcionam no máximo da sua intensidade. Necessariamente que esses impulsos, que são básicos, tal como a voracidade, que também aparece - porque o estômago e o sexo são o sustentáculo da vida humana - , surgem com muita força." - mesma entrevista).

"Em Oríon, o escritor serve-se do episódio verídico, mas pouco conhecido, da deportação de crianças judias para São Tomé e Príncipe, no séc. XV. São sete menores despejados num meio adverso, todos com nomes bíblicos, num romance que reclama para título o nome de uma constelação de grande importância no universo judaico. De novo, o que encena e questiona é o discurso do poder e as suas relações com uma minoria, neste caso étnica e etária."
Valdemar Cruz, Expresso, Actual, 15/03/03

"Mário Cláudio regressa ao universo da infância, faz de Abel um rapaz que é o seu duplo, a sua projecção, e que conta passagens assustadas e ao mesmo tempo lúcidas. Os factos, que não fazem propriamente parte de um romance histórico, são entrelaçados por uma forte carga erótica. Raquel, Débora ou Perpétua são mulheres atraentes, que não escapam à visão febril de um adolescente (...). Num misto de poesia, história e ficção, Oríon é um livro de amores, de justiça (...)"
Nuno F. Santos, Primeiro de Janeiro, 16/03/03
Oríon de Mário Cláudio

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Oríon
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Escritor português, de nome verdadeiro Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido a 6 de novembro de 1941, no Porto. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, onde se diplomou também como bibliotecário-arquivista, e master of Arts em biblioteconomia e Ciências Documentais pelo University College de Londres, revelou-se como poeta com o volume Ciclo de Cypris (1969). Tradutor de autores como William Beckford, Odysseus Elytis, Nikos Gatsos e Virginia Woolf, foi, porém, como ficcionista que mais se afirmou.
Publicou com o nome próprio, uma vez que "Mário Cláudio" é pseudónimo, um Estudo do Analfabetismo em Portugal, obra que reúne a sua tese de mestrado e uma comunicação apresentada no 6.° Encontro de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses, em 1978. Colaborador em várias publicações periódicas, como Loreto 13, (...)

Bibliografia

2017
Dom Quixote
2015
Dom Quixote
2015
Dom Quixote
2014
PUBLICACOES D.QUIXOTE
2014
Dom Quixote
2013
Edições Afrontamento

Características

Oríon de Mário Cláudio

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Dom Quixote

Idioma: Português

Dimensões: 133 x 208 x 14 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 200


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


Oríon
 

Do mesmo autor

Mário Cláudio 
Mário Cláudio 
Mário Cláudio 

Veja outros titulos do tema

Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Afonso Noite-Luar 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal