Odes Olímpicas - Píndaro
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
72
Editor:
Abysmo
ISBN:
9789898688453
Idioma:
Português
10%
€12,00
Ganhe €1,2
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

As Odes Olímpicas são composições poéticas compostas para celebrar o triunfo dos vencedores nos jogos olímpicos, os jogos mais importantes realizados na Grécia. Além de seu caráter de competições desportivas, os Jogos Olímpicos serviam para manter o espírito de unidade de toda a Grécia, porquanto, durante a sua celebração, era proclamada uma trégua sagrada e suprimiam-se os confrontos entre as diferentes Cidades-Estado (Poleis).

Por tudo isto, estas composições triunfais serviam não só para enaltecer as condições atléticas do vencedor como eram também uma ocasião para exaltar os ideais gregos de beleza e força física, pois proclamavam o homem perfeito como parecido com os deuses.
Odes Olímpicas de Píndaro

comentários

Bom sangue
As "Odes Olímpicas" foram escritas contra o seu tempo, chegando-nos hoje como exemplo de um ideal humano que não deixa de ser admirável por nos merecer as maiores dúvidas. Mais do que expressão lírica subjectiva, as odes pindáricas expõem um ideal de nobreza aristocrática que, à época em que o poeta viveu, se encontrava em franca decadência face ao desenvolvimento da cultura sofística. A raça, o sangue, é uma noção fulcral na ideia pindárica do homem nobre (aquele em cujas veias corre sangue sagrado), pelo que não devemos estranhar as constantes alusões aos antepassados e à estirpe dos heróis glorificados nestas odes. Uma outra dimensão, porém, complica-nos as contas. Por mais forte que seja, por mais super que se nos apresente, o homem cantado por Píndaro é sempre perecível. O bom sangue e a casta divina do herói não o resgatam da condição de mortal.
enrique Fialho - Livreiro Bertrand La Vie Caldas da Rainha | 10-07-17
Coloque aqui o seu comentário - Odes Olímpicas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

Odes Olímpicas de Píndaro

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Abysmo

Idioma: Português

Dimensões: 124 x 214 x 6 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 72


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


Odes Olímpicas
 

Do mesmo autor

Píndaro 
Píndaro 
Píndaro 

Veja outros titulos do tema

Gastão Cruz 
José de Almada Negreiros 
Eugénio de Andrade 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal