O Terceiro Servo - Joel Neto
Edição/reimpressão:
2000
Páginas:
88
Editor:
Editorial Presença
ISBN:
9789722326643
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€10,07
Ganhe €1,01
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Miguel Barcelos, jornalista nascido nos Açores no ano da Revolução de Abril, lê a notícia do assassinato de um velho amigo num jornal. Decidido a investigar o sucedido, parte para os Açores. A viagem no espaço é também uma viagem no tempo, sobretudo um longo percurso de confrontação interior. O livro apresenta duas linhas condutoras: a recordação das relações entre o jornalista e o morto e as divagações sobre si próprio. O primeiro confronto desta história é o que opõe os Açores a Lisboa, a cidade onde Miguel vive na convicção de que triunfou. Mas outras questões se interpõem: amor, relações sociais, pedofilia, o fim do milénio, a revolução, o futebol, a economia e até mesmo a fúria dos elementos naturais; tudo se misturando e interpondo como um universo que levanta demasiadas questões, o que abala profundamente as convicções do protagonista. Mas Miguel opta pelo cómodo caminho da ignorância. À semelhança do terceiro servo, prefere fechar os olhos ao desafio que a vida lhe lançou em nome de uma estabilidade falsa mas imediata. Afinal, o jornalismo é o máximo a que Miguel pode ambicionar, o que já por si implica a soma possível de toda a sabedoria e de toda a ignorância do mundo e uma visão desdenhosa sobre o lado superficial das coisas, num impulso de síntese enganador mas assumido.
O Terceiro Servo de Joel Neto

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Terceiro Servo
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou livros de ficção, de crónica e de reportagem, mas diz ver-se a si próprio sobretudo como um «escritor de jornais». Escreveu em quase todos os grandes jornais portugueses, ganhou vários prémios de reportagem e vem desenvolvendo há mais de vinte anos intensa atividade como cronista.
O seu livro O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas (2002) foi adotado como leitura obrigatória pela Universidade dos Açores. O volume anterior, O Terceiro Servo (2002) foi alvo de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Banda Sonora para um Regresso a Casa é uma seleção das suas melhores crónicas, a maior parte delas publicadas na coluna Muito Bons Somos Nós, distribuída com os jornais Diário de Notícias e Jornal de (...)

Bibliografia

2016
Marcador
2015
Marcador
2012
Porto Editora
2011
Prime Books
2004
Dom Quixote
2003
Prefácio

Características

O Terceiro Servo de Joel Neto

Ano de edição ou reimpressão: 2000

Editor: Editorial Presença

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 230 x 10 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 88

Coleção: Grandes Narrativas


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Romance


O Terceiro Servo
 

Do mesmo autor

Joel Neto 
Joel Neto 

Veja outros titulos do tema

Afonso Noite-Luar 
Livro 3 da Trilogia do Lótus
José Rodrigues dos Santos 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal