O Socialismo e o Ps em Portugal - Fernando Pereira Marques
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
328
Editor:
Âncora Editora
ISBN:
9789727806188
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€16,00
Ganhe €1,6
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

«Apesar da incipiente industrialização, as ideias socialistas chegaram ao nosso país nos anos 50 do século XIX quando ainda se viviam as sequelas da Patuleia, guerra civil que contribuiu para abalar os alicerces da monarquia. Viriam a surgir, assim, as primeiras associações visando "os melhoramentos das classes laboriosas", os primeiros periódicos e textos doutrinários. Em 1875, mesmo antes de que isso acontecesse noutros países mais desenvolvidos, foi fundado o Partido Socialista. Figuras como Antero de Quental e José Fontana fariam com que o socialismo entre nós tivesse, desde logo, características muito especiais no que concerne à sua componente libertária e ética. Isto não impediria que também aqui se repercutissem as divisões programáticas em curso no resto da Europa o que, no contexto da sociedade portuguesa, ajudaria à hegemonia das ideias republicanas e do anarco-sindicalismo no movimento operário.

Durante a I República os socialistas tiveram expressão modesta a nível sindical e parlamentar, apesar de chegarem a estar presentes em governos e terem contribuído para reformas significativas. Não admira, pois, que durante o Estado Novo o socialismo se tivesse amalgamado com a oposição democrática republicana, apesar de sempre existirem tentativas no sentido de afirmar a sua identidade. Até que, em 1964, Mário Soares, Tito de Morais, Ramos da Costa, entre outros, criaram a Acção Socialista Portuguesa, embrião do actual Partido Socialista fundado em 1973.

Este, após o derrube da ditadura a 25 de Abril de 1974, tornar-se-ia a força decisiva para a construção do Portugal democrático dos dias de hoje e continua a desempenhar o papel fulcral que é conhecido. Recorrendo a vários autores de diversas formações académicas, pretende-se com este livro recordar o passado do socialismo português, para melhor analisar o seu presente e perspectivar o futuro.»
O Socialismo e o Ps em Portugal de Fernando Pereira Marques

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Socialismo e o Ps em Portugal
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Fernando Pereira Marques nasceu em Coruche a 16 de Abril de 1948.
É doutor de Estado em Sociologia pela Universidade de Amiens (França), professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e membro do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.
Militante antifascista, esteve preso pelo anterior regime e foi refugiado político em França. Entre outros cargos, foi dirigente nacional do Partido Socialista, deputado à Assembleia da República e membro da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. É autor de vários títulos nas áreas do ensaísmo e da investigação, colaborador em publicações periódicas, director-adjunto da revista Finisterra e da revista de Ciência Política (...)

Características

O Socialismo e o Ps em Portugal de Fernando Pereira Marques

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Âncora Editora

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 228 x 23 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 328

Coleção: Agape


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Política > Política em Geral


O Socialismo e o Ps em Portugal
 

Do mesmo autor

Fernando Pereira Marques 
Fernando Pereira Marques 
Fernando Pereira Marques 

Veja outros titulos do tema

José Gomes Ferreira  
A maldição neoliberal
Alfredo Barroso 
Joaquim Vieira 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal