O Puro e o Impuro - Francisco José Viegas
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
56
Editor:
Quasi Edições
ISBN:
9789728632458
Idioma:
Português
10%
€5,05
Ganhe €0,51
Esgotado ou não disponível.
ALERTA - avisar-me por e-mail quando novamente disponível
 

Sinopse

Os primeiros poemas deste livro correspondem a um movimento de retracção perante o caos do mundo. Longe da «estranha ventania», metáfora desta nossa era de acelerações históricas e catástrofes, o poeta regressa às imagens fundadoras da sua identidade. O ritmo das estações, a beleza que fere, os dilemas da idade, as raízes e os relâmpagos, a consciência da morte que poisa devagar no ombro («como uma suspeita»), tudo são visões fugazes de quem olha, fixamente, um «rosto de fogo». Procura-se o apaziguamento e a tranquilidade do amor que «reabre o tempo». Invocam-se memórias, a «velha ciência» da espera, paisagens. Mas o que se sobrepõe a tudo é a lucidez melancólica, a noção de que um dia tudo acaba: «Aprende-se devagar a dominar/ a tristeza.». Surgem depois, sem grande surpresa, os poemas de viagem, organizados em dois núcleos: Israel e Islândia. Os versos de inspiração judaica são os melhores e reflectem a forma como Viegas experimentou, na Terra Prometida, os mistérios da fé. A poesia em Jerusalém, diz-nos, só pode ser «matéria descritiva, empréstimo, lembrança, explicação». E ele descreve, de facto, o que vê: uma mulher que «ajeita a metralhadora entre os sacos das compras» ; as vozes dos profetas junto ao Muro, atravessando os séculos; uma árvore plantada no deserto; ou o intangível «Deus dos perplexos», sem rosto e sem voz.
O Puro e o Impuro de Francisco José Viegas

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Puro e o Impuro
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


FRANCISCO JOSÉ VIEGAS nasceu em 1962. Professor, jornalista e editor, é responsável pela revista Ler e foi também diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Colaborou em vários jornais e revistas, e foi autor de vários programas na rádio (TSF e Antena Um) e televisão (Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres, Um Café no Majestic, A Torto e a Direito, Nada de Cultura). Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da VidaO Puro e o ImpuroSe Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um RioCrime em Ponta Delgada, Morte (...)

Características

O Puro e o Impuro de Francisco José Viegas

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Quasi Edições

Idioma: Português

Dimensões: 144 x 195 x 9 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 56

Coleção: Uma existência de papel


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Poesia


O Puro e o Impuro
 

Do mesmo autor

Francisco José Viegas 
Antologia da Novíssima Poesia Brasileira
Francisco José Viegas 
Francisco José Viegas 

Veja outros titulos do tema

José Tolentino Mendonça 
Nikolai Gógol 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal