O Novo Jornalismo Fardado - Rui Pereira
El País e o nacionalismo basco
Edição/reimpressão:
2003
Páginas:
190
Editor:
Campo das Letras
ISBN:
9789726107026
Idioma:
Português
10%
€14,42
Ganhe €1,44
Esgotado ou não disponível
 

Sinopse

Centrado num dos mais prestigiados e insuspeitos órgãos da imprensa europeia, este livro constitui a anatomia de uma oculta operação de propaganda e manipulação tão vasta e inimaginável quanto ignorada.

"Face ao desafio independentista, há que traçar um plano profundo e meditado, de curto, médio e longo prazo. Há que organizar sempre dentro dos limites do Estado de Direito, uma operação global em sentido contrário àquele que os bascos sofreram. Há que dedicar durante duas ou três décadas, muitos milhares de milhões de pesetas anuais para financiar um plano que se estenda das histórias aos quadradinhos às séries de televisão, das escolas à cátedra da universidade, dos empregados aos empresários, da divulgação popular à investigação científica, dos serviços de informações às mais subtis engrenagens das forças de segurança. A História, a verdade e a razão estão com a unidade de Espanha [...] e é necessário penetrar todos os tecidos do povo basco de forma sistemática, estudada e bem financiada, com a grande verdade histórica do ser espanhol para reconstruir o leito comum da pátria".

Os ecos desta insólita confissão, da autoria do jornalista e membro da Real Academia da Língua Espanhola, Luís Maria Ansón, nas páginas do diário ABC, de 21 de Abril de 1985, não mais deixaram de ressoar na crónica jornalística espanhola sobre o País Basco. O inédito estudo e a revelação, neste ensaio, do papel surdamente desempenhado por El País em toda a operação tornam-se mais claros se entendidos a esta luz.
O Novo Jornalismo Fardado de Rui Pereira , Angel Rekalde

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Novo Jornalismo Fardado
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Rui Pereira

Nasceu em Sines, em 1963. Estudou comunicação social na Universidade Nova de Lisboa e é pós-graduado em Documentário pela Escola Superior de Jornalismo da Faculdade de Letras do Porto. Jornalista desde 1983, trabalhou na imprensa sindical e, entre outras, nas redacções de O Diário, TSF, Europeu e durante 12 anos, no semanário Expresso. Prémio Gazeta de Revelação em Jornalismo (1987), publicou o livro de reportagens Dossier Miséria e Fome em Portugal (1984), encontrando-se representado na colectânea Serviço de Reportagem (1998) do Sindicato dos Jornalistas. É co-autor de Obras da Arte, livro sobre trabalhos de ópera de comunidade da Casa da Música com populações marginalizadas do Porto. O seu livro Euskadi, a Guerra Desconhecida dos Bascos (2000) foi traduzido para castelhano e francês. Trabalha na área dos estudos comunicacionais (...)

Bibliografia

Angel Rekalde

Nasceu em Tolosa - País Basco - em 1957. Licenciado em Sociologia e Ciências Políticas e doutorado em jornalismo pela Universidade do País Basco, é autor de uma considerável obra de crónica, relato e ficção que, incluindo títulos como Herrera, Prisión de Guerra; Dorregarai: La Casa Torre; Sombras del Alba e Mugalaris, representa um consagrado repositório ficcional sobre os últimos 150 anos de história do seu país, constituindo uma voz de primeira relevância no panorama literário basco da actualidade. Encarcerado durante e após o franquismo, pela sua militância na organização armada basca ETA, cumpriu duas décadas de prisão que converteu num tempo fecundo de grande vitalidade intelectual. Para além da sua actividade enquanto escritor e ficcionista, desenvolve desde os anos 90 estudos comunicacionais, entre outros, no campo da análise do (...)

Características

O Novo Jornalismo Fardado de Rui Pereira , Angel Rekalde

Ano de edição ou reimpressão: 2003

Editor: Campo das Letras

Idioma: Português

Dimensões: 130 x 208 x 24 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 190


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo


O Novo Jornalismo Fardado
 

Do mesmo autor

(Reimpressão da 2.ª Edição)
Rui Pereira 
Rui Pereira 

Veja outros titulos do tema

Ferramentas para dominar qualquer conversação nos momentos decisivos
Joseph Grenny 
Uma década de jornalismo cultural na imprensa em Portugal
Carla Baptista 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal