O Lodo e as Estrelas - L Lhodo I Las Streilhas - Telmo Ferraz
Edição/reimpressão:
1960
Páginas:
134
Editor:
Âncora Editora
ISBN:
9789727805594
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€11,00
Ganhe €1,1
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

O Lodo e as Estrelas, inicialmente publicado em 1960, é agora reeditado, em co-edição com a Câmara Municipal de Miranda do Douro, numa versão bilingue, O Lodo e as Estrelas | L Lhodo i las Streilhas, sendo a tradução para mirandês da autoria de Fracisco Niebro, pseudónimo de Amadeu Ferreira. Nas palavras de Amadeu Ferreira, redigidas em 2010, a obra "é um testemunho extraordinário que fala da língua mirandesa, da maneira como os barragistas faziam troça dos palhantros e da manifestação que os mirandeses, roubados no que era seu, fizeram em Vila Chã a gritar Num queremos acá la Barraige."
O Lodo e as Estrelas - L Lhodo I Las Streilhas de Telmo Ferraz , Fracisco Niebro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Lodo e as Estrelas - L Lhodo I Las Streilhas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Telmo Ferraz

José Telmo Ferraz é padre e nascido (25.11.1925) em Bruçó, concelho de Mogadouro. Foi pároco na freguesia de Genísio (1951-1953) e depois nas de Vila Chã e Picote (1953-1956), ao tempo em que começava a ser construída uma barragem, passando depois para Miranda do Douro (1956) quando também aí começaram a construir a barragem. Depois seguiu para Angola (1959), quando começa a ser construída a barragem de Cambambe, voltando a Portugal depois de terminada a obra (Natal de 1962). Passado pouco tempo volta a Angola (1963), já na obra da Casa do Gaiato, criando a Casa de Malange, onde se mantém até 1975. Em 1980 é eleito principal responsável da Casa do Gaiato, voltando a Portugal e continuando a dar o seu trabalho à mesma obra. Pela construção da barragem, Picote e as terras em volta converteram-se na meca de todos os deserdados e desprotegidos na procura de trabalho, (...)

Bibliografia

2016
Edições Tenacitas

Fracisco Niebro

Fracisco Niebro é um dos pseudónimos de Amadeu Ferreira (1950-2015). Foi presidente da ALCM (Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa) e da Academia de Letras de Trás-os-Montes, vice-presidente da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Autor e tradutor de uma vasta obra em português e em mirandês, também sob os pseudónimos Marcus Miranda e Fonso Roixo, traduziu Mensagem, de Fernando Pessoa, obras de Horácio, Virgílio e Catulo, Os Quatro Evangelhos e duas aventuras de Astérix. Na Âncora Editora publicou as traduções para a língua mirandesa de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e uma edição comemorativa dos 25 anos da adaptação daquela obra para banda desenhada por José Ruy, com quem também colaborou no álbum Mirandês – História de uma Língua e de um Povo, e (...)

Bibliografia

2012
Âncora Editora
2011
Âncora Editora
2008
Edições Gailivro
2001
Campo das Letras
2000
Campo das Letras

Características

O Lodo e as Estrelas - L Lhodo I Las Streilhas de Telmo Ferraz , Fracisco Niebro

Ano de edição ou reimpressão: 1960

Editor: Âncora Editora

Idioma: Português

Dimensões: 148 x 228 x 8 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 134

Coleção: Obras em Mirandês


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
Literatura > Crónicas


O Lodo e as Estrelas - L Lhodo I Las Streilhas
 

Do mesmo autor

Telmo Ferraz 

Veja outros titulos do tema

José Eduardo Agualusa 
Textos de Cidadania de um alentejano de Estremoz
Hernâni Matos 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal