O Jogo das Cartas - José Alfaro
Edição/reimpressão:
1994
Páginas:
280
Editor:
Quimera
ISBN:
9789725890431
Idioma:
Português
10%
€15,00
Ganhe €1,5
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Neste estudo, analisa-se a dimensão lúdica presente numa antologia epistolar barroca, e transcrevem-se 35 dessas missivas, datadas de finais do século XVII e princípios do século XVIII. Em quase todas, o jogo está presente e, em muitos casos, ele parece constituir a própria razão da carta.
Editada anonimamente em 1755, essa antologia epistolar era composta por missivas de vários autores, destacando-se entre eles os nomes de Frei Pedro de Sá e de Frei Lucas de Santa Catarina. Brincar através da carta não é, assim, uma particularidade de uma única pena talentosa, divertida e disponível, e na pluralidade autoral conseguimos perceber um hábito generalizado de jogar com as missivas.
O jogo não se confina apenas aos limites da escrita: uma das particularidades do epistolar é a sua capacidade de nos trazer ecos do comportamento e da existência de quem escreve. Esta correspondência, substituindo o primado da função informativa pelo jogo, confere à comunicação epistolar uma dimensão lúdica em que é lícito ver reflectida uma maneira de estar na vida.
Curiosamente, estas cartas despretensiosas, que nunca devem ter aspirado a ser grande literatura, vão ter um sucesso notável que acaba por justificar os encargos de mais de uma edição setecentista. E este destino vai torná-las num espelho bem mais significativo que, não só nos deixa pressentir a atitude de um destinador e de um destinatário, como reflecte exemplarmente o gosto de toda uma época, deixando entrever como a literatura marginal pode contribuir, de forma significativa, para precisar contornos no retrato do homem barroco.
O Jogo das Cartas de José Alfaro

comentários

Coloque aqui o seu comentário - O Jogo das Cartas
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Características

O Jogo das Cartas de José Alfaro

Ano de edição ou reimpressão: 1994

Editor: Quimera

Idioma: Português

Dimensões: 146 x 206 x 12 mm

Páginas: 280


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História de Portugal


O Jogo das Cartas
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

Tomo III
Alexandre Herculano 
De 1890 aos nossos dias
Yves Jean Jacques Léonard 
Palácios, quintas, conventos, aldeias, fábricas, minas, sanatórios... As histórias. As memórias. As lendas. Os mistérios.
Vanessa Fidalgo 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal